Encontro abordou diversos temas, como calendário, tabela e combate à manipulação de resultados, entre outros
A CBF promoveu na noite de sexta-feira (22) uma reunião remota com capitães e técnicos dos times da Série A do Campeonato Brasileiro Masculino de 2024. Esta reunião inédita tem por finalidade aproximar a entidade dos atores principais do futebol brasileiro e abrir um canal de diálogo permanente, sempre buscando a melhor orientação de todos, a valorização e melhoria das competições.
Foram abordados temas relacionados à elaboração do calendário, combate à manipulação de resultados e integridade das competições, entre outros. Mas, com destaque para os desafios na elaboração do calendário nacional e da tabela da competição, que possui mais de 47 (quarenta e sete) variáveis técnicas a serem consideradas.
Esta reunião é fruto do compromisso assumido pelo Presidente Ednaldo Rodrigues nos Conselhos Técnicos das Séries A, B, C e D. Do mesmo modo como havia ocorrido na semana anterior para a Série B, agora foi a vez dos capitães e treinadores da Série A do Brasileirão.
Além de exposição e esclarecimentos completos sobre a elaboração do calendário nacional, a pauta contou com a apresentação a técnicos e capitães do Oficial de Integridade da CBF, Eduardo Gussem, que se pôs à disposição de todos. O combate à manipulação de resultados tomou boa parte do encontro, com exposição sobre as medidas que estão sendo adotadas pela CBF, regras, penalidades e, principalmente, a orientação aos técnicos e atletas de como se proteger e denunciar.
O diretor de Competições da CBF, Julio Avellar, ressaltou que a CBF ampliou o monitoramento da Sportradar, criou uma Unidade de Integridade do Futebol Brasileiro e firmou acordo de cooperação com a Polícia Federal, com o apoio do Ministério da Justiça e Segurança Pública, para o combate à manipulação.
CBF faz história com reuniões que têm a participação de técnicos e jogadores
Créditos: Divulgação / CBF
Eduardo Gussem reforçou a importância deste acordo de cooperação e ressaltou que todas as informações recebidas pela CBF da Sportradar são compartilhadas em tempo real com a Polícia Federal. Além disso, destacaram-se medidas essenciais implementadas, como as de compartilhamento com as autoridades do banco de dados e do passaporte dos jogadores.
A fim de reforçar as medidas hoje adotadas, registrou-se que a CBF firmou importante acordo de cooperação com a Aliança Global de Integridade Esportiva (SIGA), no último 13 de março, e agora com o ICSS (Centro Internacional de Segurança Esportiva), em evento realizado na sexta-feira (22), em Wembley, Londres. Tais acordos são fundamentais para reforçar a integridade no esporte, implementação das melhores práticas e combate à toda e qualquer forma de manipulação de resultados. Tudo isso faz parte de uma estratégia global desenvolvida pela CBF com a FIFA e Conmebol.
“Esse estreitamento na relação da CBF com federações, clubes e, agora, com treinadores e jogadores, é muito importante para o desenvolvimento do futebol brasileiro, um avanço espetacular que vai trazer resultados muito positivos a curto e médio prazos”, disse Julio Avelar.
Após a apresentação sobre o tema da integridade das competições, o presidente da Comissão de Arbitragem da CBF, Wilson Seneme, fez uma ampla exposição sobre os números da arbitragem em 2023 e dos critérios que serão adotados pela Arbitragem para 2024.
Pelos técnicos e capitães das equipes, fizeram uso da palavra os capitães Felipe Melo e Nenê e os técnicos Fernando Diniz, Pedro Caixinha, Juan Pablo Vojvoda e Claudio Tencati, além do auxiliar-técnico do Palmeiras, João Martins.
Explicações sobre novos dispositivos que estão sendo debatidos para inclusão no Regulamento Geral das Competições (RGC) para garantir mais segurança a atletas, dirigentes e público também estiveram na pauta da reunião.
O diretor de Registro, Transferência e Licenciamento da CBF, Ênio Gualberto, a gerente geral Jurídica da entidade, Regina Sampaio, o assessor Jurídico Rodrigo Darbilly, e o coordenador Jurídico João Paulo Pérez, também participaram da reunião, no prédio da entidade.