Neste sábado, Vitor Belfort se viu forçado a publicar uma “errata” quanto ao vídeo que fez na noite de sexta-feira, no qual dizia que Acelino “Popó” Freitas havia exigido um limite de 76kg para enfrentá-lo. O bicampeão do UFC admitiu uma confusão com os números e disse que o peso pedido pelo tetracampeão mundial de boxe, na verdade, era de 80kg, equivalente aproximado de 177 libras.
Vitor Belfort grava vídeo respondendo ao Popó: “Se prepara”
– Mesmo assim, um peso que nunca bati na vida. Bora aceitar 200 libras (equivalente a 90,7kg), Popó – escreveu o lutador de MMA nas redes sociais.
Popó deu uma cutucada no rival e bateu o pé quanto à exigência de peso.
– Calado, um poeta. 80 quilos, mais que isso, não luto – cravou o pugilista.
Post de Vitor Belfort e comentário de Acelino Popó — Foto: Reprodução/Instagram
Os comentários de seguidores e fãs se dividiram entre os que acreditavam que, como desafiante, Belfort deveria se adequar ao peso exigido, e os que achavam que Popó escolheu uma forma de inviabilizar a luta.
No seu vídeo de sexta-feira, Vitor Belfort pediu que o pugilista baiano lhe concedesse as mesmas condições dadas a Kleber Bambam, seu último adversário, que bateu 90kg na pesagem do Fight Music Show 4, em fevereiro. Foi o mesmo peso que Popó impôs como limite para seu adversário anterior, o youtuber Júnior Dublê. Os dois, contudo, não tinham nenhuma experiência prévia no boxe.
O lutador carioca, por sua vez, conta três apresentações no ringue: duas lutas oficiais, uma em 2006 e outra em 2023, e uma exibição, em 2021. Em todas, Belfort não teve limite de peso e registrou perto de 90kg na balança. Ele venceu as três: dois nocautes, contra Josemario Neves em 2006 e contra o ex-campeão mundial peso-pesado Evander Holyfield em 2021, e uma decisão unânime contra Ronaldo Jacaré. Em sua carreira no MMA, o peso mínimo já batido por Vitor foi 83,9kg, valor-limite do peso-médio no UFC, nas disputas de cinturão contra Anderson Silva, em 2011, e Chris Weidman, em 2015.
Popó fez carreira no boxe no peso-super-pena (59kg) e no peso-leve (61,2kg). Nas suas lutas de exibição contra Whindersson Nunes, José Pelé Landi e Júnior Dublê, não passou dos 75kg na pesagem. Já para o confronto com Bambam, ganhou peso e bateu 83,9kg.