João Fonseca segue brilhando após a ótima campanha no Rio Open. Na noite do último sábado, o brasileiro derrotou o argentino Román Andrés Burruchaga (161º no ranking), conquistou uma vaga na final do Challenger de Assunção, no Paraguai, e ainda subiu no ranking da ATP. Em 2h28 min, João levou a melhor por 2 sets a 1, com parciais de 7/6, 1/6 e 6/3. Agora, a decisão será entre brasileiros. Ainda neste domingo, João Fonseca enfrentará o compatriota Gustavo Heide, que derrotou o peruano Juan Pablo Varillas.
João Fonseca no Rio Open — Foto: Divulgação/Paraguay Open
— Sensação muito boa. Depois do Rio Open, tomei duas primeiras rodadas e agora estou fazendo a final, isso mostra todo o trabalho. Era algo que a gente tentava fazer, ir melhor em torneios com jogos longos e superação em quadra. Muito feliz por essa vitória, mas falta uma ainda, vamos com tudo — comemorou o carioca de 17 anos, que vai jogar a final mais relevante de sua carreira.
Com a boa campanha nesta temporada, João Fonseca garantiu a entrada no top 300 do ranking mundial, assumindo o 286º lugar. Caso conquiste o título em Assunção, ele pode se aproximar da 255ª colocação.
O primeiro set foi disputado. João Fonseca começou na frente e conseguiu uma quebra de serviço, abrindo 2 a 0. O brasileiro continuou na liderança do placar até o 5-4, quando Román Andrés Burruchaga levou dois games para virar o placar. Depois disso, João empatou e levou a decisão para o tie-break, quando fechou a parcial por 7/5.
João caiu de rendimento no segundo set. O argentino começou saindo na frente, e chegou a perder um único game na sequência. Após isso, Román emplacou cinco vitórias, com duas quebras de serviço, fechando tranquilamente por 6/1, em apenas 39 minutos.
Román Andrés Burruchaga começou o terceiro set confiante, abrindo 2 a 0 rapidamente e seguindo na liderança do placar até o 3 a 1. Após isso, João Fonseca cresceu na partida e voltou a recuperar a autoridade no jogo, levando cinco games seguidos. Com duas quebras de serviço, o brasileiro fechou a parcial em 6/3 e fechou o jogo.
A decisão do Challenger de Assunção, no Paraguai, acontece ainda neste domingo, às 20h (Horário de Brasília). João Fonseca enfrentará o brasileiro Gustavo Heide, que derrotou o peruano Juan Pablo Varillas também no último sábado por 2 sets a 0 (4/6 e 2/6).
João Fonseca perde virada e dá adeus ao Rio Open nas quartas