A Copa do Nordeste se encaminha para a rodada final e vê uma situação inusitada acontecer, devido à sua fórmula de disputa. São 16 clubes divididos em dois grupos de oito nesta primeira fase, com os times do Grupo A enfrentando os do Grupo B. O cenário atual é de uma grande diferença na classificação das duas chaves.
Romarinho comemora gol do Sport sobre o ABC, pela Copa do Nordeste — Foto: Paulo Paiva/Sport
A disparidade em números
Enquanto os times do grupo A têm uma alta pontuação, no B as equipes têm um baixo aproveitamento, com exceção apenas do Bahia, líder isolado e maior pontuador da Copa do Nordeste, com 15 pontos em seis jogos – faz o sétimo neste domingo, contra o Maranhão.
Para se ter uma ideia, o Náutico, quarto colocado no grupo B atualmente, com seis pontos, seria lanterna da chave A com essa pontuação.
O último colocado do grupo A é o América-RN, que tem oito pontos. Mesmo número do vice-líder do B, o Fortaleza.
- O Grupo A reunido soma 83 pontos
- O Grupo B reunido soma 53 pontos
Fortaleza x Vitória gol Matheuzinho — Foto: Lucas Emanuel/AGIF
Por ser uma competição de tiro curto, a Copa do Nordeste tem mostrado um grande equilíbrio na classificação. Mais uma vez, o grupo A se destaca. Hoje, todos os clubes da chave têm chance de classificação para a próxima fase. Apenas três pontos separam o último colocado América-RN (8) do quarto Maranhão (11).
No grupo B, o Bahia tem domínio total e é o único clube com vaga garantida na próxima fase da Copa do Nordeste até agora. Líder com 15 pontos, vê equilíbrio abaixo dele. O Náutico, que enfrenta o CRB neste domingo, nos Aflitos, pode chegar ao segundo lugar do grupo, com 9 pontos. Com uma combinação de resultados, pode até garantir a classificação antecipada.
Everton Ribeiro em Bahia x Vitória — Foto: Renan Oliveira/AGIF
A rodada final da Copa do Nordeste será disputada na próxima quarta-feira, com todos os jogos simultâneos, a partir das 21h30. A campanha na primeira fase é importante para garantir vantagens de mando de campo nas etapas decisivas.
As quartas de final e as semifinais serão em jogos únicos, na casa do clube com melhor campanha somadas todas as fases. A final será em dois jogos, com o último jogo na casa do time que somou a melhor campanha contando todas as fases.