Futebol!
Tricolor acabou superado pelo Huachipato na Libertadores
09 ABR 2024 21:07
Na noite desta terça-feira, o Tricolor enfrentou o Huachipato, em jogo válido pela 2ª rodada da Copa Libertadores da América. O resultado não foi o esperado e a equipe gremista acabou sofrendo o revés do time chileno por 2 a 0.
Antes mesmo do primeiro minuto, o Tricolor já colocou uma bola na trave com Soteldo, que subiu para desviar de cabeça um cruzamento de Galdino, da direita – foi o lance de maior perigo nos instantes iniciais. Mas na sequência do duelo, as duas equipes tentaram impor seu ritmo na partida e criar chances no campo de ataque, sendo os chilenos a conseguirem efetividade.
Aos 12 minutos, o Huachipato abriu a contagem com o lateral Loyola, que pegou a sobra na área depois da defesa afastar um cruzamento e mandou de primeira para as redes. Mas o Tricolor tentou responder com Soteldo, que recebeu na esquerda e saiu em velocidade. O atacante acabou barrado pela marcação e caiu no gramado – nada assinalado.
Passados 23’, buscando o gol de empate, o Grêmio só não marcou por detalhe. Primeiro, Galdino arriscou de longe, obrigando o goleiro chileno a espalmar. Na sobra, Solteldo cruzou e Diego Costa subiu para desviar de cabeça, mas Malanca tirou em cima da linha, salvando a equipe adversária. Logo na sequência, Mayk fez um cruzamento e Galdino recebeu, levou vantagem da marcação e chutou, acabando travado.
Outra chance do Grêmio surgiu em cobrança de falta, aos 35’, próximo da grande área. Galdino cobrou, mandando direto, mas a bola explodiu na barreira. Em seguida, F. Cristaldo pegou a sobra na entrada da área e chutou forte, carimbando a defesa.
O Tricolor seguiu pressionando e chegou com perigo aos 40’, quando Galdino cruzou na marca penal e F. Cristaldo desviou de cabeça, mas a bola passou por cima da meta. Em seguida, o camisa 10 recebeu de costas para o gol, girou e tentou a finalização com uma meia bicicleta, mandando por cima.
Foi aos 43 minutos que o Tricolor chegou a assinalar o gol de empate, mas a arbitragem anulou. Na jogada, Cuiabano cruzou na pequena área, Cristaldo finalizou de primeira, mas a bola explodiu na trave. Na sobra, Villasanti desviou de letra, a bola ainda bateu em Cristaldo e balançou as redes, mas houve impedimento no lance.
Nos acréscimos, após arremesso lateral, Montes encheu o pé, arriscando de longe, mandando para o fundo das redes e assinalando o segundo gol adversário.
Com duas mudanças na equipe, Pepê e Gustavo Nunes nos lugares de Geromel e Galdino, o Grêmio iniciou a etapa complementar pressionando. Primeiro, Diego Costa recebeu um cruzamento na área, mas o goleiro chileno defendeu. Em seguida, Gustavo Nunes tentou acionar o centroavante, mas a zaga se antecipou e conseguiu o corte. Outra tentativa veio na sequência, ainda antes dos cinco minutos, quando F. Cristaldo chutou cruzado, mandando pela linha de fundo.
Se mantendo no campo de ataque, desta vez Cuiabano fez um cruzamento na pequena área, Gustavo Nunes entre dois marcadores tentou a finalização, mas a bola terminou com o goleiro Parra, com 6’ jogados.
A equipe visitante respondeu às ameaças gremistas e chegou com Maxi Rodriguez, que recebeu na área e finalizou, mas Marchesín conseguiu a defesa.
Próximo dos 20′, o Grêmio tramou com Gustavo Nunes pela direita. Ele ganhou da marcação e chutou cruzado, mas o arqueiro chileno cortou e a zaga completou afastando. Do outro lado, o Huachipato quase assinalou o terceiro gol, após Brea mandar na saída de Marchesín, mas Rodrigo Ely conseguiu salvar antes da bola entrar na meta.
Mas o Tricolor seguiu buscando e seis minutos depois, Gustavo Nunes teve uma nova oportunidade e mandou direto – a bola desviou em Malanca e saiu pela linha de fundo.
Outras duas mudanças foram feitas aos 28’: Cristaldo e Soteldo deram lugar a Pavón e Nathan Fernandes.
No decorrer da partida, o Grêmio seguiu buscando investir no campo de ataque, mas parou na defesa adversária. Em uma das oportunidades, Cuiabano foi a linha de fundo e cruzou na pequena área, mas Parra segurou. Nathan Fernandes também tentou ao se lançar em velocidade pelo meio, acionando Gustavo Nunes, que invadiu a área e cruzou, mas a zaga novamente cortou.
Com o resultado, o Tricolor não soma pontos na rodada e tem o próximo compromisso pela Libertadores na terça, dia 23 de abril, diante do Estudiantes, em La Plata, na Argentina. Antes disso, estreia no Campeonato Brasileiro diante do Vasco, no domingo, 14, no São Januário, Rio de Janeiro.
Foto: Lucas Uebel | Grêmio FBPA