Pedro Martins 28.4.24
Foto: REUTERS/Lucy Nicholson |
A sete vezes All-Star Candace Parker encerrou sua carreira no domingo, se afastando do jogo após se tornar a primeira a vencer as Finais da Women’s National Basketball Association (WNBA) com três times diferentes.
Duas vezes jogadora mais valiosa, Parker ganhou o troféu com o Las Vegas Aces no ano passado, mas ficou afastada por grande parte da temporada após passar por uma cirurgia no pé.
“Prometi que nunca trapacearia no jogo e que o deixaria em um lugar melhor do que quando entrei nele. O competidor em mim sempre quer mais um, mas é hora. Meu CORAÇÃO e corpo sabiam, mas eu precisava dar tempo para minha mente aceitar isso”, escreveu Parker no Instagram.
A primeira escolha geral no draft de 2008 foi a primeira a ganhar o prêmio de Novata do Ano e MVP no mesmo ano, quando teve médias de 18,5 pontos e 9,5 rebotes por jogo em sua temporada de estreia com o Los Angeles Sparks.
Ela levou o Sparks aos playoffs 11 vezes, conquistando o campeonato em 2016, antes de uma breve passagem pelo Chicago Sky para vencer o título em 2021.
“Das adolescentes com sonhos de basquete às lendas!” escreveu o oito vezes NBA All-Star Dwight Howard no X. “Parabéns por uma carreira lendária.”
“Parabéns por uma carreira brilhante, Candace,” escreveu a grande tenista Billie Jean King. “Ansiosa para acompanhar os próximos passos em sua jornada.”
A futura integrante do Hall da Fama, Parker, conquistou o ouro olímpico com os Estados Unidos duas vezes e renovou com o Aces em fevereiro, mas disse que seu pé não estava “cooperando” na entressafra.
“Não é divertido saber o que você poderia fazer, se ao menos,” disse Parker.
“Sou grata por, por 16 anos, JOGAR UM JOGO para viver e, APESAR de todas as lesões, eu joguei basquete.”