Liga Betclic Awards elegeu, no Porto, aqueles que mais se distinguiram nas fases regulares da época 2023/24
Nomeados MVP da temporada da Liga Betclic masculina e feminina 2023/24, Jacob Tubbergen (Imortal) e Rebecca Taylor (Basquete Barcelos), foram os vencedores do prémios mais cobiçados da 3.ª Gala Liga Betclic Awards da Federação Portuguesa de Basquetebol, que se realizou Super Bock Arena – Pavilhão Rosa Mota, no Porto, e que visa distinguir os melhores da temporada e que em muitos jogos puderam ser acompanhados através das transmissões de A BOLA TV.
O momento contou ainda com a presença da antiga estrela do basquetebol nacional e da WNBA Ticha Penicheiro, que é embaixadora da Liga feminina. Da masculina é o poste Neemias Queta, a disputar o play-off da NBA pelos Boston Celtics.
Taylor, extremo do Basquete Barcelos foi mesmo uma das figuras da cerimónia, já que juntou à distinção de MVP feminina aos prémios de Melhor Marcadora e Melhor Ressaltadora. Trilogia igualmente realizada por Gabriela Raimundo (Esgueira) no que se refere aos troféus destinados a Assistências, Roubos de Bola e Melhor defensora.
Acumulação que, no sector masculino, apenas foi conseguido pelo Cornelius Hudson (V. Guimarães) nos troféus de Melhor Marcador e Roubos de bola. Nos homens, aliás, houve mesmo uma enorme repartição das distinções, tendo apenas o V. Guimarães com Hudson e Benfica, Terrell Carter (Desarmes de Lançamento) e Diogo Gameiro (Prémio Fair-Play), conseguido dobrar representantes seus.
Na cerimónia, ficou-se a saber que o patrocinador renovou por mais três épocas a aposta no patrocínio, que é por quantias iguais, dos dois principais campeonatos nacionais, ou seja até 2026/27. «É um orgulho enorme poder continuar a contribuir ativamente para a promoção do basquetebol em Portugal, principalmente da forma que o fazemos, assegurando investimento igual para ambas as ligas masculina e feminina», salientou Ricardo Domingues, diretor de mercados internacionais da Betclic.
«É muito gratificante poder continuar a contar com o apoio da Betclic na missão de elevar o basquetebol nacional. É um privilégio poder anunciar esta renovação de confiança da Federação Portuguesa de Basquetebol neste evento tão importante que são os Liga Betclic Awards, onde estão reunidos todos os aqueles que dignificam a modalidade», afirmou por seu lado o presidente da FPB Manuel Fernandes.
Liga Betclic Masculina
MVP: Jacob Tubbergen (Imortal)
Melhor Marcador: Cornelius Hudson (V. Guimarães)
Melhor ressaltador: Gonçalo Delgado (CD Póvoa)
Assistências: Wesley Washpun (Oliveirense)
Roubos de bola: Cornelius Hudson (V. Guimarães)
Desarmes de lançamento: Terrell Carter (Benfica)
Melhor defensor: Tanner Omlid (FC Porto)
Melhor jogador Jovem: André Cruz (Sporting)
Melhor árbitro(a): Sérgio Silva
Melhor treinador: João Figueiredo (Oliveirense)
Prémio Fair Play Mike Plowden: Diogo Gameiro (Benfica)
Liga Betclic Feminina
MVP: Rebecca Taylor (Basquete Barcelos)
Melhor Marcadora: Rebecca Taylor (Basquete Barcelos)
Melhor ressaltadora: Rebecca Taylor (Basquete Barcelos)
Assistências: Gabriela Raimundo (Esgueira)
Roubos de bola: Gabriela Raimundo (Esgueira)
Desarmes de lançamento: Akila Smith (CDEFF)
Melhor defensora: Gabriela Raimundo (Esgueira)
Melhor jogadora Jovem: Inês Neto (Galitos)
Melhor Árbitro(a): Ana Costa
Melhor treinador – André Janicas (Esgueira)
Liga Betclic Prémio Fair Play Mike Plowden – Daniela Domingues (Galitos)
Prémios Carreira, Excelência e Homenagem
Prémio Carreira: Mário Barros
Prémio Excelência: Mário Palma
Prémio Homenagem: Regina Peyroteo Mirandela da Costa