Kayque Silva, da geração 2009 do Corinthians, foi convocado pelo técnico Dudu Patetuci para um período de treinos na Seleção Brasileira sub-15. Mas, o caminho até a oportunidade chegar não foi nada fácil. O jovem atacante teve que superar traumas de infância, como o abandono dos pais e a rejeição dos avós, para ter sucesso no início da carreira.
Nascido em Tupã, cidade do interior de São Paulo com pouco mais de 75 mil habitantes, Kayque morava com a sua mãe e começou a jogar futebol aos seis anos. Ele fazia parte de um projeto da cidade, chamado Alto da Sumaré. Com problemas na estrutura familiar, abalada pela prisão do pai, o garoto seguiu com a mãe e seu irmão mais novo para São Paulo, onde tentariam uma nova vida.
Já na capital paulista, Kayque teve que lidar com um enorme baque. Sua mãe, que sofria violência doméstica do namorado, passou a ter problemas com o uso de drogas. A grave situação fez Kayque e sua família voltarem para Tupã em busca de auxílio, onde precisariam lidar também com a rejeição dos avós.
Desestruturado, o jovem foi recebido ainda na rodoviária da cidade por Thiego Andrade, personal trainer e então treinador da escolinha de futebol Alto da Sumaré, onde o garoto atuava. Pai de três filhos (um deles recém-nascido) e casado com Fabiana Andrade, Thiego e sua família se desdobraram para poder acolher o garoto.
A mãe de Kayque até quis retornar para São Paulo, mas Thiego comunicou que gostaria de ficar com a guarda do menino. A mãe, ciente de toda a situação, não se opôs e tomou rumo de volta à capital paulista.
Kayque passou a morar com a avó adotiva, Dona Fátima, a mãe de Fabiana, que lhe criou com atenção e carinho. Atualmente, a família detém a guarda de Kayque, e Thiego e Fabiana estão registrados como os pais do garoto.
Jogando no Alto da Sumaré e finalmente com um lar, Kayque passou a demonstrar e desenvolver todo seu potencial com a bola no pé, tornando-se rapidamente um dos destaques da escolinha. Atuando como meio-campista, ele teve breve passagem pelo Desportivo Brasil, mas a distância de casa acabou atrapalhando a rotina de treinos e jogos, o que abreviou sua passagem pelo clube.
Em julho de 2023, com auxílio do agente esportivo Hemilio Cordeiro, conhecido como Robinho, Kayque Silva desembarcou no Corinthians. No Timão, ele vem se destacando como atacante. Em dezembro do mesmo ano, assinou seu primeiro contrato de formação com o clube.
Um dos principais nomes da campanha do Corinthians no Campeonato Paulista sub-15, Kayque disputou sete partidas e marcou seis gols na competição até aqui. O bom momento do jogador rendeu a sua primeira convocação para a Seleção Brasileira da categoria, coroando uma história de superação do garoto.
Kayque se apresentou ao técnico Dudu Patetuci no último sábado. Os treinamentos visam a preparação da Seleção para a disputa da Copa 2 de Julho, que ocorre em Salvador, entre os dias 2 e 13 de julho.