A Seleção Brasileira enfrenta os Estados Unidos, nesta quarta-feira, em amistoso preparatório para a Copa América. O Brasil continua desfalcado de Neymar, um dos principais nomes do País. Por sinal, a trajetória dele pela Seleção começou contra os EUA. O MQJ MEMÓRIA relembra.
Neymar estreou pela Seleção Brasileira no dia 10 de agosto de 2010, em amistoso disputado em Nova Jersey. O Brasil iniciava um novo ciclo. O jogo desta terça tem semelhanças. Isso porque o trabalho de Dorival Júnior começou recentemente.
Vídeos OneFootball
O técnico, por sinal, ainda não pôde contar com Neymar. Ele ainda se recupera da cirurgia no joelho esquerdo. O craque se lesionou a serviço da Seleção, contra o Uruguai, em outubro de 2023, em duelo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
A estreia de Neymar pela Seleção Brasileira
Embora já mostrasse que se tratava de um craque, Neymar não figurou na convocação de Dunga para a Copa do Mundo de 2010. Após o Mundial, Mano Menezes assumiu para comandar a renovação. Ele, então, abriu as portas para o talento revelado pelo Santos.
O craque, assim, estreou em amistoso contra os Estados Unidos. Por sinal, ele foi convocado ao lado de Ganso, parceiro de Santos e outro nome preterido na lista da Copa do Mundo.
No dia 10 de agosto de 2010, Neymar não demorou a brilhar. Ele abriu o placar da vitória por 2 a 0. Aos 29 minutos do primeiro tempo, ele, então, completou cruzamento de André Santos e marcou. Alexandre Pato fez o segundo do Brasil.
Neymar marcou na estreia | Foto: Jeff Zelevansky/Getty Images
Naquele duelo, a Seleção teve o seguinte time: Victor; Daniel Alves, David Luiz, Thiago Silva e André Santos; Lucas Leiva, Ramires e Ganso; Neymar, Robinho e Alexandre Pato. Jucilei, Ederson, Carlos Eduardo, Hernanes, Diego Tardelli e André entraram no segundo tempo.
A trajetória pela Seleção Brasileira
Ali, começou a história de Neymar pela Seleção. O craque já disputou 128 jogos pelo Brasil e participou de três Copas do Mundo. Ele soma 79 gols, sendo o maior artilheiro da Seleção Brasileira nas contas da Fifa.
A entidade máxima do futebol não contabiliza gols marcados em jogos de seleções contra combinados ou times. Assim, Pelé, nas contas da Fifa, tem 77 gols pelo Brasil.
Contudo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) não “joga fora” tais confrontos. Assim, Pelé é o maior artilheiro da Seleção, com 95 gols.
Saiba mais sobre o veículo