Ele foi coordenador-técnico da Seleção Brasileira na campanha vitoriosa de 2002 na Coreia do Sul e Japão
Um dos nomes mais importantes do futebol brasileiro, colecionador de títulos, principalmente como técnico, Antônio Lopes completa 83 anos nesta quarta-feira (12 de junho). Seu currículo foi agraciado com a conquista do pentacampeonato mundial da Seleção Brasileira em 2002. Na oportunidade, ele trabalhava como coordenador-técnico.
Lopes teve uma carreira curta como jogador de futebol. Atuou apenas por dois clubes, Olaria e Bonsucesso, entre 1958 e 1962. Interrompeu a atividade para se dedicar aos estudos. Cursou Educação Física e Direito e mais tarde se tornaria delegado da Polícia Civil.
Em 1974, após um convite do amigo da Faculdade de Educação Física, Hélio Vígio, voltou ao futebol para ser preparador físico do Vasco, posto que ocupou até 1979. No mesmo ano, aceitou proposta para treinar o Olaria e depois passou pelo America-RJ.
Lopes fez curso de Educação Física e Direito e trabalhou como delegado de polícia
Créditos: Arquivo pessoal
Em 1981, o Vasco resolveu tê-lo de volta, e como treinador. A partir de então, ganhou notoriedade e foi disputado por grandes clubes. Entre 1983 e 1996, treinou Flamengo, Fluminense, Athletico-PR, Sport, Portuguesa-SP, Internacional, Santos, Cruzeiro e comandou as seleções nacionais do Kuwait e da Costa do Marfim.
Trabalhou no mesmo período em vários clubes do exterior, como Al-Wasl, dos Emirados Árabes, Al-Hilal, da Árabia Saudita, e Cerro Porteño, do Paraguai.
Em 1997, de novo pelo Vasco, venceu o Brasileirão, e em 1998, ganhou a Libertadores. Em dezembro daquele ano, foi vice do Mundial, superado pelo Real Madrid por 2 a 1.
Lopes foi campeão pela Libertadores com o Vasco
Créditos: Arquivo pessoal
Nos anos 2000, esteve no Grêmio, Athletico-PR, Coritiba, Corinthians, Goiás e Fluminense, além de ter aceitado nova passagem pelo Vasco. Depois, treinou também Avaí, Vitória, América-MG e mais uma vez Athletico-PR.
Seu grande momento se deu em 2002, quando atuou como coordenador-técnico da Seleção Brasileira na Copa do Mundo da Coreia do Sul e Japão. Fazia dupla com o técnico Luiz Felipe Scolari e foi muito importante na campanha do Brasil, sempre pontuando suas observações e fazendo uso de sua bagagem no futebol para interagir com Felipão.
A CBF parabeniza Antônio Lopes pelo 83º aniversário, desejando-lhe muitas alegrias em sua trajetória.