O sub-20 do Cruzeiro segue em alta na temporada, após o vice-campeonato da Copa São Paulo de Futebol Júnior. Entre alguns destaques individuais, chama atenção Kaique Kenji, artilheiro e garçom do time, que tem no sangue o DNA do futebol e também origens orientais.
Henrique Fernandes aposta na volta de Marlon à lateral-esquerda do Cruzeiro
O garoto é filho do ex-lateral-esquerdo Kléber, campeão por Corinthians, Santos, Inter e seleção brasileira. Entre as principais taças estão uma Copa América, uma Copa das Confederações, uma Libertadores, dois Brasileiros e uma Copa do Brasil.
Aos 44 anos e aposentado há dez, Kléber agora é agente de futebol. Uma das missões é exatamente cuidar da carreira de Kaique Kenji Takamura Correa. O garoto soma 15 gols e 11 assistências, liderando os dois rankings do sub-20 cruzeirense na atual temporada.
O registro carrega as credenciais do pai, de sobrenome Correa, e da mãe, que é Takamura de nascimento. Kenji, por outro lado, faz parte do nome composto escolhido pelos pais. Em japonês, significa “seguidor da sabedoria”.
Kleber jogou na seleção brasileira com Kaká e Elano, em 2009 — Foto: CBF
Natural da cidade de São Paulo e residente no Brasil desde que nasceu, em 30 de janeiro de 2006, Kaique está em andamento com o processo de conseguir também a cidadania japonesa. A mãe, além da cidadania do país oriental, tem também a italiana.
Kenji iniciou a trajetória no futebol ainda antes dos dez anos, em uma das unidades da escolinha de formação do Corinthians. Passou ainda pelo futsal do Esportivo da Penha, antes de migrar de vez ao profissional. Entre os 11 e 13 anos, atuou pelo Juventus-SP e disputou os Paulistas sub-15 e sub-17 pelo São Caetano, chamando atenção do Cruzeiro.
Desde 2022, Kenji vive a primeira experiência morando distante dos pais, ainda residentes em São Paulo. Kleber, como pai e agente, faz o acompanhamento de perto e mantém contato com o garoto de 18 anos também no sentido de formação profissional, com avaliações após os jogos.
João Marcelo e Kaique Kenji durante treino do Cruzeiro — Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
Há dois anos no Cruzeiro, Kenji chegou para defender o sub-17, estourou a idade para aquela categoria e iniciou a trajetória no sub-20 nesta temporada, estreando após a campanha na Copinha. Chegou a realizar treinamentos com o profissional em 2024, dando sequência a um processo que vem sendo feito na base do clube desde a gestão de Ronaldo, integrando a base com o time principal.
Atualmente, o meia-atacante soma sete gols no Brasileirão sub-20, competição na qual o Cruzeiro é vice-líder da fase classificatória. Ele também lidera a corrida da artilharia do Mineiro da categoria, com o time liderando o torneio.