O América inicia neste sábado (16), a sua participação inédita na Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino. As Spartanas entram em campo contra o Internacional, às 15h00 (horário de Brasília), na Arena Gregorão, em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte.
Juntamente com Red Bull Bragantino, Botafogo e Fluminense, o América conquistou o acesso à primeira divisão em 2023. Tal conquista é produto do crescimento gradativo da modalidade, já que o clube passou a enxergar o futebol feminino como um produto de potencial e destinar mais investimentos ao setor.
- Brasileirão Feminino tem início nesta sexta-feira (15); veja jogos da 1ª rodada
- América, Atlético e Cruzeiro farão encontro inédito no Brasileirão Feminino
Caminhada até a primeira divisão
Fundada em 2015, a equipe feminina do América passou por diversas modificações na gestão esportiva da modalidade e no ano de 2019, os incentivos foram impulsionados pela nova diretoria do clube. No mesmo ano, o Coelho bateu na trave na busca pelo acesso à elite da competição ao cair nas quartas de final.
O objetivo de chegar à Série A1 foi consolidado na última temporada com uma boa campanha. O América até chegou a brigar pelo título da segunda divisão, mas perdeu para o Bragantino.
Spartanas em 2024
Para a atual temporada, a direção do clube, com o trabalho da Gerente de Futebol Feminino do América, Luiza Parreiras, trouxe vários reforços para o time. Ao todo, são 15 novas atletas que chegaram para integrar o elenco das Spartanas para a disputa da Série A1 do Brasileirão e Campeonato Mineiro.
Dentre as novas atletas, destaca-se a goleira Thainá Borges, de 28 anos, que foi convocada pela Seleção Brasileira Feminina principal na última sexta-feira (15). A arqueira participará das disputas da SheBelieves Cup, torneio realizado anualmente nos Estados Unidos que ocorrerá entre os dias 1 e 9 de abril.
Jogos da primeira rodada
- 15/03 – 15h – Santos x Real Brasília – Vila Belmiro
- 15/03 – 16h – Ferroviária x Botafogo – Arena Fonte Luminosa
- 15/03 – 21h30 – Palmeiras x Flamengo – Estádio Jayme Cintra
- 16/03 – 15h – Fluminense x Atlético – Estádio das Laranjeiras
- 16/03 – 15h – Avaí Kindermann x Red Bull Bragantino – Estádio Municipal Salézio Kindermann
- 16/03 – 15h – América x Internacional – Arena Gregorão
- 16/03 – 16h – Cruzeiro x São Paulo – Estádio Castor Cifuentes
- 18/03 – 20h – Grêmio x Corinthians – CT Hélio Dourado
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
- Youtube
- Threads
- Canal Whatsapp
Ana Luiza Pereira é jornalista em formação pela PUC Minas. Com passagens por TV Horizonte, Rádio Inconfidência e Rede Minas, dedica-se à cobertura esportiva e integra o time do Itatiaia Esporte.