-
Daniel Bocatto, de Luque (PAR)
19 de mar, 2024, 12:15
O sorteio da CONMEBOL Sul-Americana colocou no mesmo grupo Corinthians e Argentinos Jrs. Ambos fazem parte da chave F, que ainda conta com Racing Montevideo (URU) e Nacional (PAR).
Os dois clubes, no entanto, não vivem grande relação nos bastidores por conta da dívida que foi levada à Fifa pelo atraso nas parcelas previstas na compra do meio-campista Fausto Vera pela equipe brasileira.
A diretoria do clube argentino pede 3,45 milhões de dólares, ou cerca de R$ 17 milhões, valor que corresponde à soma das parcelas estipuladas para 1° de julho de 2023 (1,650 milhão de dólares) e 1° de julho de 2024 (1,8 milhão de dólares).
O Argentinos Jrs. alegou à Fifa que a soma de duas parte do acordo seria aplicada como pena caso o Timão atrasasse o pagamento previsto para 2023.
O time paulista, contudo, levou à entidade a posição de que “obrigar o Corinthians a pagar a totalidade do valor de US$ 3.450.000 poderia colocar o Corinthians numa situação financeira muito difícil, não apenas pelo fato de o clube tem diversos compromissos financeiros, como pagamento de impostos e salários, mas também porque a cláusula de aceleração representa uma penalidade abusiva”.
A ESPN apurou com fontes ligadas ao Corinthians que o clube do Parque São Jorge está disposto a quitar a parcela prevista para 1° de julho de 2024, e acredita em um acerto com o rival argentino para resolver a situação sobre o meio-campista.
Porém, a visão da história pelo lado argentino é diferente.
Em contato com Christian Malaspina, presidente do Argentinos Jrs., o mandatário disse à ESPN que não teve garantias por parte do Corinthians de que receberá algum pagamento, e chamou a situação de “vergonha”.
Nos últimos meses, o cartola argentino tem detonado publicamente o Corinthians pela dívida que levou à Fifa. Em novembro de 2023, a entidade tomou a decisão de punir o clube, mas só a divulgou no início de 2024.
À ESPN, o presidente Augusto Melo afirmou que o caso é acompanhado pelo departamento jurídico do Corinthians.
“Isso está no departamento jurídico. Está tudo sob controle, parece que é em junho (o pagamento). A gente sabe das dificuldades que o Corinthians está encontrando, mas dentro das possibilidades estamos conseguindo colocar tudo em ordem”, afirmou.
Em entrevista concedida ao portal Meu Timão no início de fevereiro, no entanto, Rozallah Santoro, diretor financeiro do Corinthians, afirmou que o clube do Parque São Jorge recorreu à Corte Arbitral do Esporte, uma medida que é prevista na decisão publicada pela Fifa.
“Esse assunto está na Corte Arbitral desde julho do ano passado”, disse Rozallah. “Enquanto está na Corte Arbitral a dívida está suspensa. Enquanto não for julgada, não corremos risco de transfer ban”.
Contratado em julho de 2022 após um pedido do então treinador Vítor Pereira, Fausto Vera foi perdendo espaço de forma gradual no time titular do Corinthians nos últimos meses.
Atualmente, o argentino é reserva sob o comando de António Oliveira e soma 11 partidas sem gols marcados ou assistências concedidas em 2024.
Próximos jogos do Corinthians
-
Atlético-MG (C): 13/04, com horário a confirmar – Brasileirão
-
Juventude (F): 17/04, com horário a confirmar – Brasileirão
-
Red Bull Bragantino (F): 20/04, com horário a confirmar – Brasileirão