Antony renasce com gol heroico e Manchester United vira de forma histórica sobre o Liverpool na prorrogação
Antony, do Manchester United, comemora gol do empate, que garantiu a prorrogação contra o Liverpool pela Copa da Inglaterra (Foto: Icon Sport)

O 15º North West Derby pela Copa da Inglaterra causou arrepios e despertou muitas emoções. Num Old Trafford completamente lotado neste domingo (17), a disputa das quartas de final teve correria, golaços e virada do Manchester United na prorrogação. Apesar da fase irregular do United, a camisa do gigante inglês pesou. Não teve estratégia do Liverpool que superasse a força dos Red Devils em casa. Assim, eles venceram por 4 a 3, em 120 minutos, e garantiram presença na semifinal do torneio.

Além do Manchester United, outras três equipes também estão classificadas para a próxima fase da Copa da Inglaterra: Manchester City enfrentará o Chelsea enquanto o Manchester United medirá forças com o Coventry City, da segunda divisão.

AFTER OVER 120 MINUTES OF BREATHLESS FOOTBALL…

WE’RE THE FAMOUS MAN UTD AND WE’RE GOING TO WEMBLEY!!! 🏟️#MUFC || #FACup pic.twitter.com/zuA3cPy10u

— Manchester United (@ManUtd) March 17, 2024

120 minutos de viradas

Não é preciosismo dizer que foi uma das partidas mais emocionantes do futebol europeu nos últimos anos. Isso porque o confronto foi muito disputado e aberto. Não à toa teve sete gols.

O United saiu na frente com McTominay, que abriu o placar aos 10 minutos. No entanto, a primeira virada do jogo foi do Liverpool, ainda no primeiro tempo, com gols de Mac Allister e Mohamed Salah.

Na segunda etapa, quando tudo parecia perdido para os donos da casa, Antony saiu do banco para marcar o golaço do empate por 2 a 2. O atacante brasileiro, que teve um começo de 2024 muito apagado, brilhou no momento certo e mais decisivo possível.

Por fim, a prorrogação foi coisa de maluco. Primeiro, o jovem Harvey Elliot colocou os visitantes na frente. Depois, Rashford deixou tudo igual de novo e Amad Diallo decretou mais uma virada.

FULL-TIME SCENES!!!! 🍿

Wait for Erik’s reaction ❤️#MUFC || #FACup pic.twitter.com/vhTPpxnoGU

— Manchester United (@ManUtd) March 17, 2024

Antony: herói improvável

Se o começo do ano de Antony foi sofrível, a classificação na Copa da Inglaterra promete uma nova chance ao brasileiro na temporada. O jogador vivia uma fase ruim no ataque do Manchester United, sendo muito criticado pela torcida e pela imprensa britânica. Por conta disso, a parte mental do atleta também interferiu em seu desempenho.

No entanto, o Antony que entrou em campo neste domingo, aos 25 minutos do segundo tempo, para substituir Höjlund, fez chover em Manchester — e olha que choveu literalmente no Old Trafford.

Casemiro lesionado é um problema para o United

Casemiro foi cortado do derby, por conta de uma lesão muscular, e mais uma vez o United sentiu muito a falta do volante. Apesar dos comandados de Erik ten Hag terem brigado até o fim da prorrogação, a verdade é que os Red Devils sem Casemiro ficaram bastante frágeis no meio de campo.

No lugar no brasileiro, Kobbie Mainoo e Scott McTominay formaram a base do meio-campo, atrás do capitão Bruno Fernandes. O setor sofreu com a desorganização em diversos momentos, principalmente nas transições mais rápidas para o ataque. Na cobertura dos contragolpes do Liverpool, a situação também não foi fácil.

— Isso nos afeta muito porque o Casemiro é muito experiente e um jogador muito importante para nós na organização, também na posse bola. Ele traz compostura à equipe e faz grandes passes para colocar nossa linha de frente em ótimas posições, especialmente com os três (atacante) com sua imensa velocidade — disse Ten Hag, antes do pontapé inicial, à emissora britânica ITV1.

O jogador de 32 anos já tinha ficado afastado dos gramados devido a uma lesão no fim do ano passado, mas voltou no final de janeiro e atuou nove vezes desde então. Aliás, foi dele o gol contra o Nottingham Forest, na fase anterior, que garantiu o avanço dos Red Devils às quartas de final da Copa da Inglaterra.

O capitão da Seleção Brasileira também deverá perder os próximos jogos contra Inglaterra e Espanha.

Foto de Livia Camillo

Livia Camillo

Formada em jornalismo pelo Centro Universitário FIAM-FAAM, escreve sobre futebol há cinco anos e também fala sobre games e cultura pop por aí. Antes, passou por Terra, UOL, Riot Games Brasil e por agências de assessoria de imprensa e criação de conteúdo online.