Após duas derrotas seguidas para o Al-Hilal, a torcida do Al-Ittihad decidiu protestar contra uma possível desigualdade no futebol saudita. Os fãs do time, que tem nomes como Benzema, Kanté e Fabinho no elenco, pretendem se manifestar contra os comandantes da liga nacional usando notas falsas, que também têm como alvos o Al-Hilal e o Al-Nassr, atuais líder e vice-líder, respectivamente, do campeonato.
Protesto Al-Ittihad Al-Hilal Al-Nassr — Foto: Reprodução/Twitter
O protesto dos fãs do Al-Ittihad, considerado o clube mais popular da Arábia Saudita, terá cédulas falsas chamando a liga saudita de “Liga Tom e Jerry, usando os rostos dos personagens. Trata-se de uma referência aos dois clubes que lideram o torneio, com o gato famoso utilizando a camisa do Al-Hilal, e o rato, a do Al-Nassr. Na nota ainda aparecem os dizeres: “Futebol de Comédia destrói a paixão. Não há justiça” e “100% de hipocrisia”.
Outro alvo será o vice-presidente da liga, Saad Allazeez, que seria um dos responsáveis pelas divisões orçamentárias da competição. O rosto dele, desenhado, também estará nas cédulas usadas no protesto, marcado para acontecer na partida entre Al-Ittihad e Al-Hilal, na volta das quartas de final da Champions League da Ásia, na próxima terça-feira.
O desabafo da torcida do Al-Ittihad ocorre justamente no meio do confronto na Liga dos Campeões – após uma derrota por 2 a 0 na partida de ida contra o Al-Hilal e dias depois de outro revés para o time de Jorge Jesus, pela liga nacional, por 3 a 1. O time comandado por Marcelo Gallardo é o atual campeão saudita, mas vem fazendo má campanha nesta temporada, estando na quinta colocação, com 37 pontos, 25 a menos que o Al-Hilal, que lidera.
Al-Ittihad tem Benzema como grande estrela — Foto: Getty Images
Curiosamente, o Al-Ittihad também é uma das quatro equipes que passaram a ser controladas por um fundo de investimento público do governo saudita no começo da temporada. Além dele, Al-Ahli, Al-Hilal e Al-Nassr contam com a injeção de dinheiro para contratações e salários – assim, conseguindo viabilizar a contratação de nomes de peso, em movimento que marcou a atual temporada na Arábia Saudita.
O Al-Ittihad, inclusive, chocou o mundo ao conseguir atrair Karim Benzema em um momento em que o francês vinha de glórias no Real Madrid e acabara de vencer a Bola de Ouro. Na mesma janela, trouxe os volantes Fabinho e Kanté, além do jovem Jota. E, depois, contratou o técnico Marcelo Gallardo, ex-River Plate.