O Flamengo tem crescido exponencialmente em termos de títulos na base – no próximo domingo, o time sub-20 disputa uma inédita final da Libertadores. O futebol feminino também ganhou maior visibilidade com a chegada da craque Cristiane e de destaques como Djeni, Fabi Simões e Glaucia. E para receber essas atrações, o clube projeta uma Gávea reformada até o fim de 2024.
Tá chegando a hora! Confira o penúltimo treino do Flamengo para o Fla-Flu de sábado
A expectativa de conclusão do Estádio José Bastos Padilha estava prevista para novembro do ano passado, mas um vazamento adiou o término. A recuperação da arquibancada, obra que custou R$ 4,5 milhões, foi finalizada no início de 2024. A área foi toda impermeabilizada, e ferragens que estavam expostas agora estão consertadas.
Estádio boutique para duas mil pessoas
Embora a área da arquibancada comporte de cinco a sete mil pessoas, exigências do Corpo de Bombeiros em relação a escoamento de público fazem o Rubro-Negro optar por uma capacidade máxima de dois mil torcedores.
– Fizemos um primeiro passo da reforma da arquibancada: recuperar para não rachar. Isso está pronto. Já trocamos alambrado, pusemos um alambrado de vidro. Agora apareceu um novo plano: liberar os primeiros 20 degraus para duas mil pessoas e colocar jogos para os garotos e para o futebol feminino.
– Estamos projetando uma grande reforma para os vestiários, e está em concorrência (para que empresas assumam essa obra). Vamos ter tudo que é necessário. Sala de doping, vestiários para partidas oficiais, vestiários da arbitragem masculinos e femininos – conta Artur Rocha, vice-presidente de patrimônio do Flamengo.
Estádio da Gávea não tem recebido público na arquibancada enquanto o clube a reforma — Foto: Reprodução/FlaTV
O Flamengo tem expectativa de concluir a modernização do estádio dentro de um prazo de seis meses. Uma novidade em relação ao planejamento feito no ano passado é a instalação de refletores.
– Precisa iluminar. Quem marca o horários dos jogos é a televisão. Se marca de noite, temos que alugar um campo. O contrato original de reforma só contemplava a recuperação da arquibancada. Não estava prevista a iluminação – prosseguiu Rocha.
“Estadiozinho boutique caprichado”
O projeto para o Estádio da Gávea inclui colocação de banheiros públicos, pontos fixos para as emissoras de televisão e um camarote para a diretoria.
– Teremos um conjunto metálico onde você terá os pontos de tv fixos e os camarotes com ar condicionado, uma área vip para a diretoria. Até brinquei com o Vítor Zanelli, nosso vice-presidente da base, que a categoria merece. O time pode ser campeão da Libertadores no domingo. Teremos camarotes para a diretoria do clube e também para receber visitantes.
– Será um estadiozinho boutique caprichado, com todos os preceitos de conforto necessários, banheiros para atender o público, bar e quatro vestiários.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv