O Coritiba acumula marcas expressivas na temporada, principalmente impulsionadas pelo bom rendimento ofensivo. O Coxa tem o melhor ataque entre os times da Série B do Brasileiro, com 28 gols após 13 jogos, e conta com o artilheiro do Brasil: o atacante Robson. Ele fez 11 gols em 12 partidas (ficou fora apenas uma vez), média de 0,91.
Robson: o “inevitável” do Coritiba
O rendimento ofensivo ficou mais potencializado com a chegada de Leandro Damião, autor do gol que abriu a goleada por 4 a 0 sobre o Cianorte, no domingo, no Albino Turbay, pelo jogo de ida das quartas de final do Campeonato Paranaense. Aliás, fora de casa, o Coxa tem bons números no ataque.
Como visitante, o Coritiba marcou 13 gols no ano: 3 a 3 (Londrina); 1 a 0 (Cianorte); 3 a 1 (Galo Maringá); 4 a 0 (Cianorte), além da derrota 3 a 2 para o Águia de Marabá, que causou a eliminação na primeira fase da Copa do Brasil. Média de um gol por partida fora de casa.
Robson é o artilheiro do Coritiba em 2024 — Foto: Gabriel Thá / Coritiba
No Couto Pereira, o Coxa fez 15 gols na temporada: 3 a 1 (PSTC); 2 a 0 (São Joseense); 4 a 0 (Operário); 3 a 1 (Andraus); 2 a 2 (Maringá) e 1 a 1 (Athletico). Com o apoio do torcedor, em casa, a média de gols é de 2,5 gols.
— É importante ter um ataque que marque (gols) e que marque quase sempre. De 13 partidas, só não marcamos gol em duas delas. E isso, também, é um ponto importante — disse Guto Ferreira.
Nas duas únicas vezes que não marcou gol na temporada, o Coritiba foi derrotado por 1 a 0. Isso aconteceu nos duelos com Azuriz e Cascavel. Ainda assim o Coxa teve maior volume ofensivo: 22 finalizações contra seis (contra o Azuriz) e nove arremates contra seis (diante da Serpente).
Assim, contabilizando também os times do Brasileirão no ranking dos que têm mais gols, o Coxa fica atrás apenas do Bahia (33 gols em 14 jogos) e do Atlético-GO (31 gols em 13 jogos).
A vitória no duelo de ida diante do Cianorte deixa o Coritiba mais perto da vaga na semifinal. O Coxa pode perder por até três gols de diferença que se classificará. A volta está marcada para sábado, às 16h (de Brasília), no Couto Pereira, em Curitiba. O ge transmite em Tempo Real.
Leandro Damião festeja o gol na estreia pelo Coritiba — Foto: Gabriel Thá / Coritiba