AAssociação Nacional dos Árbitros de Futebol (ANAF) respondeu as falas do sócio majoritário do Botafogo, John Textor, sobre juízes do Campeonato Brasileiro. O empresário americano alegou ter provas de manipulações de resultado em jogos da competição entre 2021 a 2023.
“Se John Textor não provar o que disse, ele tem que ser banido do futebol brasileiro! Não há outro caminho e, diante do que ele disse, as instituições precisam agir”.
ANAF
O dono do clube carioca alegou ter gravações de juízes reclamando por não receberem propina. A entidade que representa a arbitragem no país considerou a fala de Textor como “irresponsável e leviana”. A organização complementa que o teor das colocações do sócio majoritário do Botafogo estabelece uma “guerra” contra a arbitragem.
Outro órgão que criticou o posicionamento de Textor foi a Associação dos Árbitros do Futebol Brasileiro (Abrafut). A entidade solicitou que o dono do Botafogo apresentasse as supostas provas de manipulação.
“A integridade e a honra das pessoas e profissionais corretos não pode esperar 30 dias, a Abrafut usará todos os meios legais para que qualquer prova ou acusação seja devidamente apresentada e apurada, sob pena de responsabilização dos que fazem graves acusações sem provas”.
Abrafut
Acusações de John Textor aos árbitros
John Textor revelou que teria essas provas de manipulações de resultados em entrevista após a vitória do Botafogo sobre o Bragantino (2 a 1) pela Copa Libertadores.
“Alguém dizer que não há corrupção no Brasil, quando eu tenho juízes gravados reclamando de não terem suas propinas pagas… Talvez a CBF não devesse me processar. Eu não acusei o Ednaldo (Rodrigues, presidente da CBF). Nunca disse nada sobre ele. Ele não é um corrupto. Ele é um homem que comanda uma organização que provavelmente precisa administrar melhor a corrupção externa. Porque é uma batalha contra fatores externos. É uma batalha que existe e está aqui. Houve manipulações e erros em 2021, 2022, 2023, e nós temos provas”, revelou Textor após jogo da Libertadores.
O empresário já responde processo judicial movido pelo presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues. Na ocasião, Textor afirmou que houve “corrupção e roubo” após a derrota do Botafogo por 4 a 3 para o Palmeiras pela 31ª rodada do Campeonato Brasileiro de 2023.
O revés foi determinante para a derrocada do Botafogo, que chegou a liderar o Brasileirão com 13 pontos à frente do segundo colocado, mas derrapou no returno e terminou em quinto lugar. O Palmeiras se sagrou campeão nacional em 2023.