O Atlético foi condenado pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG) pelos gritos homofóbicos da torcida no clássico contra o Cruzeiro, realizado em 3 de fevereiro, na Arena MRV, pela 3ª rodada do Campeonato Mineiro. O time celeste venceu o duelo por 2 a 0. O Galo recebeu multa de R$ 40 mil.
O Galo foi multado pelas ofensas ao goleiro Rafael Cabral, do Cruzeiro, chamado de ‘bicha’ a cada vez que tinha a posse de bola no clássico. O valor aplicado foi pela reincidência do Alvinegro no quesito.
O Atlético corria risco de exclusão do Estadual. Esse era o desejo do procurador Felipe Bartolomeo Moreira. Na denúncia, ele citou que o Alvinegro não identificou os torcedores que praticaram os gritos homofóbicos no jogo.
“A torcida do Atlético proferiu um canto de provocação, direcionado ao Rafael, o chamando de bicha, mas em forma de provocação. Não tivemos interrupção da partida, o tiro de meta foi batido e o jogo seguiu”, disse Luiz Ribeiro, advogado do Atlético, na defesa.
“Não podemos levar ao extremo, como foi na denúncia, para a exclusão do time no campeonato, pois foi um ato de um grupo de torcedores. É necessário, no entanto, deixar claro que tais condutas não devem ser toleradas no futebol”, disse Eric Flávio Brandão de Freitas, auditor do TJD-MG.
Pesou na decisão do tribunal as campanhas feitas pelo Atlético para que a torcida não pratique ações discriminatórias nos estádios. Nas redes sociais, o clube também é atuante no combate à homofobia e outros tipos de preconceitos.
Relembre o caso
Durante grande parte do primeiro tempo do clássico, os torcedores atleticanos gritavam “bicha” para Rafael Cabral, goleiro do Cruzeiro, a cada vez em que ele tinha a posse de bola em um tiro de meta. Em nenhum momento o árbitro Paulo César Zanovelli paralisou a partida para pedir que os cânticos não fossem mais entoados.
Outras denúncias
O Atlético foi denunciado também por outras atitudes da torcida no clássico. O Galo foi absolvido pela invasão de torcedores na Arena MRV no clássico, pois todos os invasores foram identificados, e pelo arremesso de copos e alimentos no gramado, porque também houve identificação dos infratores.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
- Youtube
- Threads
- Canal Whatsapp
Túlio Kaizer é jornalista esportivo com grande experiência no digital. Foi setorista dos três grandes clubes do futebol mineiro: América, Atlético e Cruzeiro. Cobre também basquete, vôlei, esportes americanos, esportes olímpicos e e-sports.