Os jogadores do Atlético-MG aproveitam neste domingo o que deve ser o último dia de folga que vão ter em dois meses, já que a partir de segunda (25) retornam aos treinamentos para iniciar uma sequência de 18 jogos em pouco mais de 60 dias. A maratona começa no sábado (30), quando encara o Cruzeiro na primeira partida da final do Mineiro, e termina só no dia 1° de junho.
O Atlético aproveitou a pausa da data Fifa e deu folga aos jogadores na segunda-feira (18) e na terça (19). Eles retornaram as atividades na quarta (20), mesmo dia em que Felipão foi demitido. Quem comanda os treinos desde então é o auxiliar fixo do clube, Lucas Gonçalves. O elenco treinou até este sábado, e recebeu uma nova folga neste domingo, que deve ser a última dos atletas pelos próximos dois meses.
Os jogadores do Atlético voltam as atividades nesta segunda (25), dia do aniversário do clube, provavelmente já com a presença do novo técnico Gabriel Milito. O Galo se prepara para a primeira partida da decisão do Campeonato Mineiro, no sábado (30), contra o Cruzeiro, na Arena MRV. A partir desse jogo, o elenco atleticano vai entrar em uma grande maratona.
São 19 jogos em 63 dias, o que dá uma média de um jogo a cada 3,3 dias. Nesse período, além de decidir o título do Mineiro, o Atlético passará por toda a fase de grupos da Libertadores, além de 10 rodadas do Campeonato Brasileiro e os dois jogos da 3ª fase da Copa do Brasil, o qual o adversário ainda não foi definido. Para piorar, o Galo ainda terá que fazer algumas longas viagens, que podem desgastar ainda mais o elenco.
Calendário do Atlético até a próxima pausa
- 30/3 – Atlético x Cruzeiro – Mineiro
- 4/4 – Caracas x Atlético – Libertadores
- 7/4 – Cruzeiro x Atlético – Mineiro
- 10/4 – Atlético x Rosário Central – Libertadores
- 13/4 – Corinthians x Atlético – Brasileiro
- 17/4 – Atlético x Criciúma- Brasileiro
- 21/4 – Atlético x Cruzeiro – Brasileiro
- 23/4 – Atlético x Peñarol – Libertadores
- 28/4 – Cuiabá x Atlético – Brasileiro
- 1/5 – Ida da Copa do Brasil
- 5/5 – Fluminense x Atlético – Brasileiro
- 7/5 – Rosário Central x Atlético – Libertadores
- 12/5 – Atlético x Grêmio – Brasileiro
- 14/5 – Peñarol x Atlético – Libertadores
- 19/5 – Atlético x Bahia – Brasileiro
- 22/5 – Volta da Copa do Brasil
- 26/5 – Bragantino x Atlético – Brasileiro
- 28/5 – Atlético x Caracas – Libertadores
- 1°/6 – Atlético x Palmeiras – Brasileiro
As datas do Brasileiro são base e podem variar em um ou dois dias. Após o jogo contra o Palmeiras, está marcada uma nova data Fifa, dando assim, finalmente, um descanso ao Galo.
Atlético vai viajar mais de 22 mil km
Dentro dessa sequência, o Atlético terá que viajar muito por toda a América do Sul. A pior das viagens é logo na próxima semana, na estreia da Libertadores, contra o Caracas, da Venezuela. Além de ser a maior (8.400 km), é também a de logística mais complicada. Em 2023, o Galo levou cerca de 16 horas em voo comercial para chegar até a capital venezuelana.
Além disso, tem outras viagens longas e cansativas, como para Cuiabá (2.600 km) e Rosário (4.400 km). Mas tudo ainda pode ficar pior, já que o sorteio da Copa do Brasil ainda não foi realizado, então o Galo não sabe para onde irá viajar no torneio, podendo ser, por exemplo, para Manaus, encarar o time homônimo da cidade, que acrescentaria cerca de 5.000 km no passaporte atleticano.
As distâncias citadas foram arredondadas de acordo com uma linha reta traçada entre Belo Horizonte e o destino. Além, claro, de terem sido multiplicadas por dois, já que conta a ida e a volta. Dessa forma, assim ficam as distâncias que o Galo percorrerá na sua maratona de jogos:
- 4/4 – Caracas x Galo – Libertadores (8.400 km)
- 13/4 – Corinthians x Galo – Brasileiro (940 km)
- 28/4 – Cuiabá x Galo – Brasileiro (2.600 km)
- 1/5 – Ida da Copa do Brasil (?)
- 5/5 – Fluminense x Galo – Brasileiro (680 km)
- 7/5 – Rosário Central x Galo – Libertadores (4.400 km)
- 14/5 – Peñarol x Galo – Libertadores (4.100 km)
- 22/5 – Volta da Copa do Brasil (?)
- 26/5 – Bragantino x Galo – Brasileiro (840 km)
- Total: 21.960 km + jogos da Copa do Brasil
Alecsander Heinrick
Alecsander Heinrick se formou em Jornalismo na PUC Minas em 2021. Antes da Trivela, passou por Esporte News Mundo, EstrelaBet e Hoje em Dia.