A negociação que envolve Fortaleza, Atlético-MG e Eduardo Vargas teve nova reviravolta no mercado da bola. O Galo cedeu, os clubes entraram em consenso para empréstimo até o final desta temporada, e o Tricolor encaminhou a contratação do atacante chileno de 34 anos. A informação foi divulgada inicialmente pelo No Ataque e confirmada pelo Esportes O POVO.
Inicialmente, o time mineiro não pretendia liberar o camisa 11 por empréstimo, já que o contrato se encerra em dezembro deste ano e envolve cifras mensais altas, o que fez as conversas emperrarem. No entanto, diante da proximidade do fechamento da janela de transferências, na próxima quinta-feira, 7, e da vontade do jogador de se transferir para o Pici, o Atlético-MG aceitou a cessão temporária.
Seja assinante O POVO+
Tenha acesso a todos os conteúdos exclusivos, colunistas, acessos ilimitados e descontos em lojas, farmácias e muito mais.
Assine
Alvinegros e tricolores, inclusive, dividirão os salários de Vargas. O Leão será responsável por pagar cerca de 50% dos vencimentos. O atacante já não foi relacionado pelo Galo para a partida diante do Ipatinga, neste sábado, 2, pelo Campeonato Mineiro, devido à negociação avançada com o Fortaleza.
Com currículo recheado de títulos por clubes e pela seleção do Chile, Vargas é visto como um jogador que pode atuar pelos lados e também como referência no setor ofensivo — este seria o foco principal, para disputar posição com Lucero e Thiago Galhardo. O atleta de 34 anos ainda poderia exercer a função de armador no meio-campo em alguma eventualidade.
Vargas no Atlético-MG
Eduardo Vargas está no Atlético-MG desde 2020. O melhor desempenho pelo Galo foi em 2021, quando atuou 43 vezes, anotou 13 gols e deu quatro assistências, sendo peça importante nas conquistas dos títulos do Campeonato Mineiro, do Campeonato Brasileiro e da Copa do Brasil.
Nas temporadas seguintes, o camisa 11 seguiu sendo acionado, mas teve números modestos no ano passado, convivendo com a reserva na maior parte do tempo. Em 2024, entrou em campo duas vezes: na derrota para o Patrocionense-MG e no empate com o América-MG, ambas pelo Estadual. O intervalo entre as partidas foi justamente de um mês, período em que ficou fora das relações algumas vezes.
Números de Vargas no Galo:
- 2020: 16 jogos | 3 gols | 2 assistências
- 2021: 43 jogos | 13 gols | 4 assistências
- 2022: 39 jogos | 6 gols | 5 assistências
- 2023: 31 jogos | 3 gols | 1 assistência
- 2024: 2 jogos
A carreira de Eduardo Vargas
Cria do Cobreloa, no seu país natal, Vargas despontou como revelação do futebol chileno e não demorou a ir para a Universidad de Chile, onde atuou em 2010 e 2011 — neste último ano, inclusive, viveu a melhor fase da carreira, com 30 gols em 50 partidas, e também foi campeão da Sul-Americana. O desempenho o levou para o Napoli, da Itália.
Pouco utilizado no clube europeu, foi emprestado para o Grêmio, em 2013, quando teve a primeira passagem pelo futebol brasileiro. Depois rumou para o Valencia, da Espanha; Queens Park Rangers, da Inglaterra; e Hoffenheim, da Alemanha.
Depois de rodar pela Europa, o atacante desembarcou no México para vestir a camisa do Tigres, onde ficou de 2016 a 2020 — depois foi contratado pelo Atlético-MG. O melhor momento do time da América do Norte foi na temporada 2018/2019, quando fez 17 gols em 49 jogos.
Vargas também teve longa passagem pela seleção do Chile, disputando quatro edições da Copa América (foi campeão em 2015 e 2016), uma Copa das Confederações e uma Copa do Mundo, em 2014.
Dúvidas, Críticas e Sugestões? Fale com a gente
Tags
fortaleza esporte clube clube atletico mineiro eduardo vargas mercado da bola fortaleza negociacao vargas atletico-mg