Umas das principais plataformas de dados esportivos do mundo, o Sofascore publicou, nesta segunda-feira (4/3), uma tabela de classificação a partir do aproveitamento dos 20 clubes da Série A do Campeonato Brasileiro em 2024. Neste momento, o Cruzeiro aparece na oitava posição, enquanto o Atlético está em 17º.
A Raposa tem 70% de aproveitamento em 2024. No Campeonato Mineiro, disputou oito partidas, somando seis vitórias, um empate e uma derrota, desempenho que garantiu a liderança geral e classificação à semifinal do torneio. Na Copa do Brasil, o clube estrelado entrou em campo apenas uma vez, na derrota para o Sousa-PB por 2 a 0, que culminou na eliminação precoce da competição nacional.
O Galo, por sua vez, jogou apenas pelo Estadual, competição em que conquistou quatro vitórias, dois empates e duas derrotas, totalizando 58% de aproveitamento. A equipe alvinegra também se classificou às semifinais, mas com a terceira melhor campanha do Mineiro.
Aproveitamento dos times da Série A em 2024
O time da Série A de melhor aproveitamento em 2024 é o Internacional, com 86%. A equipe gaúcha disputou 12 jogos, com 10 vitórias, um empate e uma derrota. Na sequência, aparece o Flamengo, com 82% (11 jogos, oito vitórias, três empates e nenhuma derrota).
Atlético-GO, com 79% de aproveitamento, e Criciúma, com 74%, completam o G4. A equipe catarinense tem o mesmo aproveitamento que o Bahia, que aparece em quinto na tabela do Sofascore.
Os piores aproveitamentos
Somente três equipes da Primeira Divisão tem aproveitamento pior que o Atlético em 2024: São Paulo, Corinthians e Juventude.
A lanterna fica divida entre o alvinegro paulista e o alviverde gaúcho, ambos com 44%. O Timão soma 12 jogos, cinco vitórias, um empate e seis derrotas.
O Ju disputou a mesma quantidade de partidas, mas venceu quatro, empatou quatro e também perdeu quatro vezes.
Tabela do aproveitamentos das equipes em 2024
- Internacional – 86% de aproveitamento
- Flamengo – 82% de aproveitamento
- Atlético-GO – 79% de aproveitamento
- Criciúma – 74% de aproveitamento
- Bahia – 74% de aproveitamento
- Cuiabá – 73% de aproveitamento
- Palmeiras – 72% de aproveitamento
- Cruzeiro – 70% de aproveitamento
- Vasco – 69% de aproveitamento
- Athletico – 69% de aproveitamento
- Fortaleza – 67% de aproveitamento
- Grêmio – 64% de aproveitamento
- Botafogo – 62% de aproveitamento
- Vitória – 62% de aproveitamento
- Fluminense – 62% de aproveitamento
- Bragantino – 59% de aproveitamento
- Atlético – 58% de aproveitamento
- São Paulo – 56% de aproveitamento
- Corinthians – 44% de aproveitamento
- Juventude – 44% de aproveitamento