Com a derrota do Athletic para o CRB por 2 a 0 na noite desta terça-feira (12), o Atlético passa a ser o único representante do futebol mineiro ainda vivo na Copa do Brasil.
Ao todo, seis equipes do estado tinham participação garantida no torneio ‘mais democrático’ do futebol brasileiro. Mas todos os cinco que já entraram em campo foram eliminados.
O Tombense foi o primeiro a dar adeus, sendo eliminado na primeira fase ao perder por 1 a 0 para o Anápolis, no interior de Goiás. O time mineiro ainda tinha a vantagem de poder jogar pelo empate.
A mesma situação viveu o Cruzeiro. Maior vencedor da história da competição, com seis títulos, o time celeste tinha status de amplo favorito diante do modesto Sousa, da Paraíba, mas acabou dando vexame: levou gols na reta final da partida e foi batido por 2 a 0.
Na semana seguinte, o América praticamente repetiu o ‘script’ do Cruzeiro: jogando fora de casa, contra o Maringá, também sofreu dois gols na reta final da partida e viu terminar o sonho de avançar na competição.
Dos representantes mineiros, os ‘menos cotados’ foram os que conseguiram avançar ao menos até a segunda fase da Copa do Brasil: enquanto o Villa Nova superou o Aparecidense (1 a 0) em Nova Lima, o Athletic bateu o Volta Redonda pelo mesmo placar em São João del Rei.
Só que, na segunda fase da competição, os dois times também acabaram eliminados: o Leão do Bonfim perdeu para o Operário-PR por 2 a 0, mesmo placar da derrota do Athletic para o CRB.
Por estar na disputa da Copa Libertadores, o Atlético só entra na Copa do Brasil a partir da próxima fase da competição. Os confrontos ainda serão definidos, por sorteio, após a definição dos últimos classificados da segunda fase.