A missão foi difícil, a atuação não empolgou, mas o Bahia venceu o CRB, fora de casa, por 1 a 0, pela quarta rodada da Copa do Nordeste. O Tricolor derrubou a invencibilidade do Galo, que ainda não havia perdido em 2024. O triunfo foi conquistado graças a um belo gol de Thaciano.
Com a vitória, o Bahia chegou aos 9 pontos e lidera o Grupo B da Copa do Nordeste, também com a melhor campanha geral. Já o CRB, com 7 pontos conquistados é o segundo colocado do Grupo A, empatado com o líder Sport.
Tricolor fatal no fim
O duelo já começou acelerado, com as duas equipes tentando o ataque rapidamente. A primeira chance clara foi do CRB, quando em contra-ataque pela esquerda, Jorginho cruzou, Anselmo Ramon ajeitou na segunda trave e Gegê não conseguiu completar quase em cima da linha. O Bahia respondeu aos 8, com Ademir, que arriscou de fora da área e mandou por cima do gol. Faltou ao Tricolor mais calma para manter a posse.
Motivado pela sua torcida, que lotou o Rei Pelé, o CRB conseguiu causar problemas ao Bahia, principalmente com a marcação alta. Aos 15, após roubada, Léo Pereira achou Jorginho livre na área, mas o meia chutou em cima do goleiro Marcos Felipe. A intensidade do time alagoano era maior e aos 20, em novo contra-ataque, Jorginho passou como quis por Kanu, bateu forte e o goleiro defendeu mais uma.
Aos 22, o CRB chegou a mandar a bola para rede com o zagueiro Fábio Alemão completando o chute cruzado. Mas o impedimento foi claro e o gol não foi validado. Do lado do Bahia, absolutamente nada dava certo, com o meio de campo formado por Jean Lucas, Cauly e Everton Ribeiro produzindo pouco. Aos 32, em jogada rápida, Cauly acertou um lindo passe para Ademir, que foi derrubado dentro da área e gerou muita reclamação do Tricolor.
A bola até esteve mais tempo nos pés dos jogadores do Bahia, mas a construção ofensiva seguiu abaixo. A alternativa poderia ser na bola parada, mas aos 40, em uma falta frontal, Cauly também não foi bem e parou na barreira. Na reta final do primeiro tempo, o Tricolor até esboçou uma pressão e aos 47, em rápido contra-ataque, Ademir lançou Thaciano, que na cara do gol, deu uma linda cavadinha e abriu o placar.
Tensão para triunfar
O CRB voltou para o segundo tempo disposto a atacar e buscar o empate. Teve a bola, rondou a área e também apelou para cruzamentos. Teve uma fnalização aos 5, quando Hereda arriscou da intermediária e mandou para fora. Já o Bahia não fez muita questão de subir suas linhas e ficar com a posse. Aos 10, o Galo acertou o alvo em um míssil que João Pedro mandou de muito longe e Marcos Felipe espalmou.
Depois de ficar mais recuado, o Bahia retomou o maior controle da posse de bola e tentou diminuir o ímpeto do CRB e também deixando o jogo mais travado. O time alagoano ficou bem perto de empatar aos 21, quando após boa construção pela direita, Hereda bateu cruzado, a bola passou pelo goleiro e Anselmo Ramon não conseguiu completar para o gol vazio após ser travado por Kanu.
O tempo foi passando e o CRB encontrou problemas para criar dificuldades para o Bahia. Inclusive, o Tricolor quase ampliou aos 27, quando Jean Lucas bateu colocado da entrada da área e Matheus Albino buscou com o ponta de dedos para evitar o golaço no ângulo. Susto para o time baiano foi aos 30, quando após cruzamento da esquerda, Kanu ia marcando gol contra e Marcos Felipe espalmou.
O ritmo ficou menor, com muitos erros dos dois lados após substituições em sequência, além de um Bahia mais disposto a administrar a sua vantagem. O CRB teve sete minutos de acréscimos para tentar evitar a derrota. Aos 49, após vacilo da zaga, Anselmo Ramon apareceu de frente para o gol, mas a zaga travou. Aos 50, Hereda arriscou e o goleiro encaixou. Aos 52, Mike teve espaço e chutou ao lado da meta. Apesar dos riscos, o Esquadrão venceu.