Quem assiste ao golaço de Léo Pereira que fechou a vitória por 3 a 0 sobre o Madureira, no último sábado, tem certeza que o lance é fruto de um hábito recente. Pois quem pensa assim se engana. O zagueiro começou a treinar faltas ainda lá no Trieste, clube formador de Curitiba do qual fez parte dos 11 aos 14 anos. Faltava, com perdão do trocadilho, oportunidade.
Flamengo vence Madureira e conquista Taça Guanabara
– Eu já treinava na base, treinava no Trieste, no Athletico. Tenho gols de falta pelo Athletico na base. Agora pelo profissional é meu primeiro gol de falta. Venho intensificando cada vez mais os treinamentos de falta, e quem está no dia a dia comigo lá no CT pode falar que eu venho aprimorando esse recurso de ser um cobrador de falta. Temos vários jogadores qualificados, mas acredito que quanto mais se treina, a gente fica mais próximo do êxito e do gol – afirmou o camisa 4.
Léo já havia marcado gol de falta ainda na base do Athletico-PR, mas desde que se profissionalizou as chances de bater tornaram-se escassas. Contratado pelo Flamengo em 2020, passou a chamar atenção nos treinamentos a partir de 2022, ano seguinte à chegada de David Luiz, especialista no quesito e um de seus grandes incentivadores.
Mas, segundo o autor do último dos três golaços do último Flamengo contra o Madureira, não é só a prática no dia a dia que resolve. Em surpreendente declaração, garante que assistir a vídeos é o mais importante para se tornar um bom batedor. E Léo sabe escolher bons professores na hora de dar o play. Zico, o maior nome do clube e referência no quesito, é uma de suas inspirações.
– Com certeza já vi vários vídeos do Zico. Ele é um cara que foi especialista nesse quesito falta. Já vi vários vídeos do Juninho Pernambucano, do Marcelinho Carioca, entre outros. Do próprio David Luiz eu sempre gosto de ver os gols dele de falta. Vejo do Beckham e de todos os jogadores que têm uma cobrança muito boa. Eu venho tentando pegar cada detalhe e cada gesto para aprimorar e às vezes levar para um treinamento que vai nos dar uma precisão e uma confiança ainda maior.
– São muito importantes os vídeos e a parte teórica. Muito mais, acho eu, do que na prática. Na prática eu acho que é tudo um acoplado de informações que chega na hora para você se sentir mais à vontade para bater, para você ter a confiança e a segurança que você vai fazer uma boa cobrança. Então venho aprendendo cada dia nesse quesito e tentando aprimorar ao máximo.
Leo Pereira comemora gol do Flamengo contra o Madureira — Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Ainda no gramado do Maracanã, no sábado, Léo Pereira agradeceu a Deus e a David Luiz após o golaço. Na comemoração, enquanto os companheiros o perseguiam, ele fez questão de apontar para o companheiro de zaga.
Zagueiro Léo Pereira diz que aprende muito com o ídolo Zico
– Com certeza o David tem sido um cara que vem nos ajudando no dia a dia nesse quesito. É um cara que é especialista, tem gol de falta por várias equipes e pela Seleção. E desde quando comecei a treinar a falta e intensificar mais esses treinos, ele vem dando dicas importantes ali para mim. E venho aprendendo e usufruindo dessa experiência dele. Está sendo muito importante.
Recorde pessoal em clubes e empate com ex-tricolores no Maraca
Contra o Madureira, Léo Pereira quebrou seu recorde de gols por um clube. Chegou ao 10º pelo Flamengo, um a mais do que havia marcado com a camisa do Athletico-PR, que o revelou.
– A boa fase com certeza dá mais confiança ainda para na hora eu pegar alguma falta e bater. Tenho a confiança dos meus companheiros, do treinador. Então acredito que tudo isso é um conjunto que vem dando muito certo e eu pude ser feliz nessa última cobrança e fazer o gol.
Outra marca conquistada no último sábado foi o posto de zagueiro-artilheiro do “novo Maracanã”. Desde a reforma do estádio, em 2013, os goleadores da posição são Léo Pereira, Nino, do Zenit, e o ex-jogador Gum.
Top 10 de zagueiros-artilheiros do “novo Maraca”:
- 8 – Gum (Fluminense 7 e Chapecoense 1)
8 – Léo Pereira (Flamengo 8)
8 – Nino (Fluminense 8) - 5 – Digão (Fluminense 5)
5 – Fabrício Bruno (Flamengo 5)
5 – Gustavo Henrique (Flamengo 4 e Santos) - 4 – Rodrigo (Goiás 1 e Vasco 3)
4 – Rodrigo Caio (Flamengo 4)
4 – Wallace (Flamengo 4) - 3 – Luccas Claro (Fluminense 3)
3 – Rafael Vaz (Vasco 2 e Goiás 1)
Em grande momento no jogo e feliz no amor, o “Karolino”, assim ovacionado pelo Maracanã no último sábado, caminha a passos firmes para se tornar um ídolo de uma torcida com quem está em lua de mel.
Léo Pereira, a namorada Karoline Lima e a família após a conquista da Taça Guanabara — Foto: Fred Gomes
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv