Antes de decidir a vida na Libertadores, diante do Bragantino, nesta quarta-feira, o Botafogo tem pela frente outro desafio. O time treinado interinamente por Fábio Matias encara o Sampaio Corrêa, hoje, às 16h, no primeiro jogo da semifinal da Taça Rio, no Estádio Elcyr Resende de Mendonça, em Saquarema.
Como o principal objetivo do alvinegro é, evidentemente, a vaga na fase de grupos da competição continental, o alvinegro vai à campo com uma equipe alternativa para disputar o torneio que envolve os times da 5ª à 8ª colocação do Estadual. A exceção é o lateral-esquerdo Hugo, que será o único entre os jogadores mais utilizados em 2024 a estar em campo, segundo o site ge.globo.
A partida, portanto, será uma ótima oportunidade de mostrar serviço para os atletas que não costumam jogar tanto, principalmente os do setor ofensivo, que deve ser composto por Raí, Diego Hernández, Émerson Urso e Janderson. Enquanto isso, o provável time titular para quarta-feira ficou no Rio para treinar de olho no Bragantino.
Raí e Emerson Urso, por sinal, foram os destaques — ao lado de Marlon Freitas — na vitória sobre o Fluminense, no último domingo, por 4 a 2, quando o Botafogo também entrou em campo com uma equipe mista. Atacante de 22 anos que chegou nesta temporada ao alvinegro, Urso pode ganhar pontos com o treinador enquanto os pontas Luiz Henrique e Jeffinho se recuperam de lesão.
O veterano Gatito Fernández, que assumiu o gol após a saída de Lucas Perri e foi titular nos últimos dez jogos, dará lugar ao jovem Igo Gabriel, de 22 anos — que atuou apenas uma vez no Estadual deste ano, contra o Bangu. As outras opções não estarão disponíveis: John, contratado este ano, está lesionado, e o recém-anunciado Raul ainda não desembarcou no Rio.
Atual campeão da Taça Rio, o Botafogo volta a disputar a competição após ficar fora das semifinais do Estadual e tem a obrigação de conquistar o título para garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2025.