O Botafogo estuda recorrer ao Centro Brasileiro de Mediação e arbitragem (CBMA) para que as denúncias sobre manipulação e erros de arbitragem no Campeonato Brasileiro-2023 sejam apuradas, informou a coluna “Panorama Esportivo”, do jornal “O Globo”, nesta quarta-feira (28/2).
O clube não conseguiu ter sucesso no pleito na justiça desportiva. Em dezembro, o Botafogo pediu a abertura de inquérito no STJD, mas o presidente do órgão, José Perdiz, arquivou-a. O Alvinegro recorreu ao Pleno, sem sucesso, com o relator Mauro Marcelo dizendo, na semana passada, que John Textor quis “manipular o sistema”.
O Botafogo deseja que as denúncias sejam apuradas depois de ter enviado cinco cartas à CBF, sem resposta. O clube encomendou um estudo da empresa “Good Game!” que apontou indícios de manipulação de resultados e benefício por erros de arbitragem ao campeão Palmeiras.
O Glorioso também queria que o STJD analise documento enviado com sugestões de melhorias para a arbitragem, incluindo regulamentação da profissão, “independência institucional” entre CBF e a entidade que regula a atividade, o acompanhamento técnico-científico dos lances, criação de um ranking de árbitros e maior transparência nas escalas.
Jogos citados no relatório do ‘Good Game!’:
Palmeiras 1×0 Vasco – Deveria ter sido 1×1
Palmeiras 4×3 Flamengo – Deveria ter sido 3×3
Botafogo 1×2 Flamengo – Deveria ter sido 1×0
Atlético-MG 1×0 Botafogo – Deveria ter sido 1×1
Palmeiras 1×0 Bahia – Deveria ter sido 0x0
Palmeiras 5×0 São Paulo – Deveria ter sido 4×0*
*Jogo com indícios de manipulação de resultados, com possibilidade de envolvimento por apostas esportivas. Cinco jogadores do São Paulo estariam envolvidos