Buscando a segunda e última vaga na final da Taça Rio, Botafogo e Sampaio Corrêa se enfrentam neste domingo (17), às 18h30, no Estádio Nilton Santos. No jogo de ida, o Glorioso vencera por 2 a 1 e, por ter a vantagem da igualdade na soma dos placares, por ter obtido uma melhor campanha, pode perder por até um gol que garante a classificação.
A Rádio Tupi transmite Botafogo x Sampaio Corrêa com Jota Santiago e Gerson. As reportagens serão de Thiago Veras e André Ribeiro.
Momentos
Vivendo uma crescente na temporada, após a demissão de Tiago Nunes, o Botafogo tenta emplacar mais um resultado positivo. Ao todo, o Glorioso obteve cinco vitórias e um empate nos últimos seis jogos. O último compromisso, inclusive, foi o de sabor mais especial, quando o clube empatou com o Red Bull Bragantino, se classificando para a fase de grupos da Libertadores.
Parte dessa crescente tem a ver com o trabalho desempenhado por Fábio Matias, auxiliar permanente da equipe alvinegra.
Estreante na elite do futebol carioca, o Sampaio Corrêa tenta conquistar o primeiro título na Série A. Para isso, precisará quebrar uma sequência de cinco jogos sem vencer os chamados “times grandes”. Até então, foram quatro derrotas e um empate.
Apesar do resultado, a campanha do time de Saquarema foi bastante comemorada, já que, na primeira oportunidade na elite, o clube conseguiu três vitórias, um empate e sete derrotas, desbancando equipes mais tradicionais como Madureira, Volta Redonda e Bangu.
Alvinegro poupará titulares novamente
Buscando descansar os principais jogadores, Fábio Matias optou por não relacionar três atletas do time titular: o meia Eduardo, o atacante Tiquinho Soares e o zagueiro Alexander Barboza. O trio sequer foi relacionado. A tendência, inclusive, é que, assim como no jogo de ida, o Glorioso utilize uma equipe formada basicamente pelos atletas considerados reservas. O único titular utilizado deve ser o goleiro Gatito Fernández.
Em contrapartida, o Botafogo “ganha” um reforço importante para a sequência da temporada: o lateral-direito Rafael. O atleta não atuava desde o dia 2 de julho, quando sofreu uma lesão grave no joelho esquerdo. Confira os relacionados.
Do lado do Sampaio Corrêa, o técnico Alfredo Sampaio teve a semana inteira para trabalhar e corrigir problemas pontuais. A tendência é que ele repita a escalação da primeira partida, quando o clube de Saquarema conseguiu assustar em alguns momentos, mas pecou no momento das finalizações.
Botafogo: Gatito Fernández; Rafael, Bastos, Kawan e Hugo; Gregore, Kauê e Diego Hernández; Raí, Janderson e Emerson Urso. Técnico: Fábio Matias.
Sampaio Corrêa: Leandro; Lucas, Índio, Thurram e Guilherme; Dantas, Marcelo e Gabriel Agú; Pernão e Abner. Técnico: Alfredo Sampaio.
Arbitragem
O árbitro do confronto será Yuri Elino Ferreira da Cruz, auxiliado por Rodrigo Figueiredo Henrique Corrêa e Wallace Muller Barros Santos. O VAR estará sob o comando de Rodrigo Carvalhaes de Miranda.
Retrospecto
O duelo deste domingo será apenas o terceiro encontro oficial entre Botafogo e Sampaio Corrêa. Na primeira fase, o Glorioso venceu por 2 a 0. Junior Santos e Jeffinho marcaram os gols. Na semana passada, Yarlen e Sapata marcaram para o alvinegro, enquanto Índio descontou para o time de Saquarema.