Botafogo fez cera durante os 90 minutos e achou um gol no final para garantir a classificação
Só havia uma vaga brasileira da pré-Libertadores para o estágio de grupos, e ela será do Botafogo. O rival do Flamengo empatou com o Bragantino, por 1 a 1, em Bragança Paulista, e está garantido entre os 32 principais clubes da competição. Dessa forma, o time carioca pode enfrentar o Rubro-Negro na fase seguinte, dependendo do sorteio que a Conmebol realizará na segunda-feira (18).
Para chegar até a vaga, porém, o Botafogo sofreu. Como venceu na ida, por 2 a 1, no Rio de Janeiro, o time carioca adotou a estratégia de segurar o 0 a 0. No entanto, a ideia parecia que ia por ‘água abaixo’, após a expulsão de Damián Suárez, aos 22 minutos do segundo tempo.
Mas, em um raro contra-ataque, Júnior Santos abriu o placar aos 30 minutos. Foi o oitavo tento do atacante na competição. Os jogadores do Bragantino se revoltaram com o lance, alegando falta na jogada. Porém, o árbitro Wilmar Roldán nem quis consultar o VAR e confirmou o tento botafoguense.
Aos 40 minutos do segundo tempo, o Bragantino empatou, com Talisson. O garoto de 21 anos colocou fogo no jogo e empolgou a torcida presente no Estádio Nabi Abi Chedid, porém, não houve tempo para a virada do Red Bull Bragantino, que está fora da Libertadores.
OUTROS CLASSIFICADOS
Dos quatro duelos da terceira fase da Libertadores, três já foram definidos. Além da classificação do Botafogo, o Palestino (CHI) eliminou o Nacional (PAR), na terça-feira (12). Já nesta quarta (13), o Colo-Colo (CHI), de Arturo Vidal, passou pelo Sportivo Trinidense (PAR). Na quinta (14) sairá o último qualificado, do duelo entre Nacional (URU) e Always Ready (BOL). Os bolivianos estão em vantagem, pois venceram em casa, por 1 a 0, mas agora o duelo é no Uruguai.
SORTEIO DOS GRUPOS
Já garantido na fase de grupos, o Flamengo conhecerá os três primeiros adversários na segunda-feira (18), quando a Conmebol realizará o sorteio, às 20h (horário de Brasília), em Luque, no Paraguai. O Rubro-Negro está garantido como cabeça de chave do torneio.