Classificado à fase de grupos da Libertadores, o Botafogo conhecerá os adversários na próxima segunda-feira (18/3), em sorteio realizado pela Conmebol em sua sede, em Luque, no Paraguai, que terá transmissão ao vivo pela ESPN, às 20h (de Brasília). E há grandes possibilidades do Glorioso cair em chave de brasileiros.
Por estar no pote 4 do sorteio, o clube carioca tem aproximadamente 75% de chances matemáticas de estar presente na chave de outras equipes do cenário nacional.
Vale lembrar que, de acordo com o regulamento da Conmebol, clubes que vêm da fase prévia podem estar nos grupos de times do mesmo país.
Dois oito cabeças de chave, cinco são brasileiros, o que deixa apenas três grupos sem brasileiros para o Botafogo. Porém, o Atlético-MG, presente no pote 2, pelo regulamento, não pode estar no grupo de equipes do mesmo país.
Dessa forma, considerando que um dos três cabeças-de-chave de outros países (River Plate, Peñarol e LDU) estarão obrigatoriamente no grupo do Galo, sobram apenas duas chaves para o Botafogo ser sorteado sem estar ao lado de um brasileiro.
Os clubes do pote A são: Palmeiras, River Plate, Flamengo, Grêmio, Peñarol, São Paulo e LDU.
O Botafogo volta a disputar a fase de grupos da Libertadores após sete anos. A última vez foi em 2017, quando foi até as quartas de final, sendo eliminado pelo Grêmio, que viria a ser o campeão.