Fabio MatiasVitor Silva/Botafogo
Rio – Após Fábio Matias assumir de forma interina, com a demissão de Tiago Nunes, o Botafogo obteve cinco vitórias seguidas, incluindo dois triunfos importantes pela Libertadores, contra o Aurora, da Bolívia, e o Bragantino. Isso não acontecia desde 24 de abril, com Luís Castro, que venceu sete partidas seguidas, em 2023. O interino agora se aproxima na marca do português.
Desde a saída de Luís Castro que o Botafogo não conseguia encaixar uma série de cinco vitórias seguidas. O mais próximo que a equipe alvinegra conseguiu chegar foi com Cláudio Caçapa, que, após assumir o lugar do treinador português, também de forma interina, chegou à marca de quatro triunfos consecutivos e, logo depois, deu lugar a Bruno Lage.
A passagem do comandante pelo Glorioso fica marcada também pelas chances dadas aos jovens da base. Com os jogos da Libertadores como principal foco, o Botafogo, em muitos jogos do Campeonato Carioca, poupa jogadores mais importantes.
E assim, nomes promissores como Kauê e Yarlen vêm surgindo com as oportunidades dadas por Fábio Matias. O primeiro se destacou contra o Fluminense e o segundo anotou um golaço na vitória contra o Sampaio Corrêa, no último domingo.
“Ótimo profissional. Ele tem nos passado a confiança, sobretudo em relação ao trabalho, na parte defensiva. É dar parabéns ao Fábio e ao grupo, que tem comprado a ideia e tem procurado fazer da melhor maneira possível.”, pontuou Danilo Barbosa, sobre Fábio Matias.
A tendência é de que, mesmo com os bons resultados, o treinador não seja efetivado. No entanto, seu trabalho foi uma grande mudança para o Glorioso, após o clube ter três trabalhos decepcionantes com seus últimos técnicos (Bruno Lage, Lúcio Flávio e Tiago Nunes).
O Botafogo de Fábio Matias é algo totalmente diferente do que o torcedor viu na reta final do Brasileirão do ano passado, por exemplo, com o ânimo necessário e, sobretudo, a confiança que faltava ao elenco.
VITÓRIAS SEGUIDAS DE LUÍS CASTRO
8/4/23 – Botafogo 5 x 2 Audax – Taça Rio
12/4/23 – Ypiranga-RS 0 x 2 Botafogo – Copa do Brasil
15/4/23 – Botafogo 2 x 1 São Paulo – Campeonato Brasileiro
20/4/23 – Botafogo 4 x 0 Univ. César Vallejo – Copa Sul-Americana
24/4/23 – Bahia 1 x 2 Botafogo – Campeonato Brasileiro
27/4/23 – Botafogo 2 x 0 Ypiranga-RS – Copa do Brasil
30/4/23 – Flamengo 2 x 3 Botafogo – Campeonato Brasileiro
VITÓRIAS SEGUIDAS DE FÁBIO MATIAS
24/02/24 – Audax 0 x 2 Botafogo – Campeonato Carioca
28/02/24 – Botafogo 6 x 0 Aurora – Libertadores
03/03/24 – Fluminense 2 x 4 Botafogo – Campeonato Carioca
06/03/24 – Botafogo 2 x 1 RB Bragantino – Campeonato Carioca
10/03/24 – Sampaio Corrêa 1 x 2 Botafogo – Campeonato Carioca