Nos dias 6 e 13 de março, Botafogo e Bragantino se enfrentam por uma vaga na fase de grupos da Libertadores de 2024. A classificação na terceira fase da Copa não tem apenas a importância esportiva de seguir na disputa da principal competição sul-americana, mas também pela questão financeira. Avançar de fase garantirá uma premiação milionária ao time.
- Siga o canal Itatiaia Esporte no WhatsApp e receba as principais notícias do dia no seu celular
A Conmebol ainda não detalhou quais serão os valores pagos a cada fase da Libertadores, mas anunciou que aumentará os prêmios em torneios sul-americanos neste ano. O salto será de 293 milhões de dólares, em 2023, para 312 milhões de dólares, em 2024. Vale destacar que esse montante é referente às competições organizadas pela entidade, incluindo torneios dos times masculinos, femininos e de base, com exceção da Copa América. Saiba mais aqui.
Na última temporada, a presença na fase de grupos da Libertadores rendeu uma premiação de 3 milhões de dólares – cerca de R$ 14,86 milhões segundo a cotação atual – para cada equipe. Além disso, cada vitória na chave resultava em um ganho de 300 mil dólares, aproximadamente R$ 1,48 milhões. A tendência é de que os valores aumentem em 2024.
Na segunda fase preliminar, o Botafogo eliminou o Aurora, da Bolívia, após empate em 1 a 1 em Cochabamba e vitória por 6 a 0 no Rio de Janeiro, com grande atuação de Júnior Santos, autor de quatro gols. O Bragantino, por sua vez, superou o Águilas Doradas, da Colômbia, nos pênaltis após empates em 0 a 0. Veja a tabela aqui.
Os jogos da terceira fase serão nos dias 6 e 13 de março, ambos às 21h30, no Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro, e no Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, respectivamente. A decisão será na casa do clube paulista por conta da classificação do ranking da Conmebol – entenda.
Participe do canal da Itatiaia no Whatsapp e receba as principais notícias do dia direto no seu celular. Clique aqui e se inscreva.
Jornalista e correspondente da Itatiaia no Rio de Janeiro. Apaixonado por esportes, pela arquibancada e contra torcida única.