Botafogo e RB Bragantino se enfrentaram nesta quarta-feira, 13, pela terceira fase da Pré-Libertadores 2024. A partida, que ocorreu em Bragança Paulista, terminou em empate por 1 a 1 e vitória alvinegra por 3 a 2 no placar agregado. Assim, a equipe do Massa Bruta se despede precocemente da competição continental.
A desclassificação de equipes brasileiras na fase preliminar do torneio já foi surpresa, mas hoje em dia não é mais uma novidade, seis times do futebol nacional já foram eliminados na Pré-Libertadores. Confira abaixo quem foram os outros eliminados nessa fase da competição:
Corinthians (2011 e 2020)
O Timão foi sorteado para enfrentar o Tolima na Pré-Libertadores de 2011. A equipe comandada por Tite e que contava com Ronaldo no elenco foi eliminada após empatar por 0x0 no Pacaembu e perder por 2×0 para os colombianos no jogo da volta. Foi a primeira vez na história que um brasileiro caiu na fase preliminar da competição.
Em 2020, o Corinthians voltou à fase preliminar da competição para enfrentar o Guaraní-PAR. A equipe brasileira perdeu o primeiro jogo no Paraguai por 1×0, e chegou a vencer o jogo da volta, na Neo-Química Arena, mas, em uma época em que o gol fora de casa ainda existia, vencer por 2×1 não foi o suficiente para dar a classificação ao Timão.
Chapecoense (2018)
A Chape voltou à principal competição do continente após o título da Sul-Americana para enfrentar o poderoso Nacional-URU na Pré-Libertadores de 2018. Os catarinenses perderam os dois jogos por 1×0 e foram eliminados na segunda fase da competição sem balançar as redes nenhuma vez.
São Paulo (2019)
O São Paulo foi eliminado após perder o jogo na Argentina por 2×0 e não conseguir vencer o Talleres na partida de volta, disputada no Morumbi. O Tricolor, pela primeira vez na sua história, foi desclassificado da Libertadores na fase preliminar da competição.
Grêmio (2021)
O Grêmio terminou o ano de 2021 com o rebaixamento para a Série B do Campeonato Brasileiro, porém, no início do ano, as coisas já não iam bem. O Tricolor foi eliminado na terceira fase da Pré-Libertadores para o Independiente Del Valle. Após perder o jogo da ida no Equador, a equipe de Renato Portaluppi chegou a abrir o placar em Porto Alegre, mas tomou a virada e foi eliminada. A derrota resultou na demissão do técnico e ídolo tricolor.
Fluminense (2022)
Atual campeão da competição, o Fluminense já passou por períodos mais complicados na Libertadores. O Tricolor das Laranjeiras foi eliminado nos pênaltis para o Olímpia-PAR na terceira fase da Pré-Libertadores de 2022 após empate por 3×3 no placar agregado.
Fortaleza (2023)
O Leão foi eliminado para o Cerro Porteño-PAR, na fase preliminar da Libertadores de 2023. A equipe comandada por Vojvoda perdeu os dois jogos para os paraguaios e foi parar na Copa Sul-Americana daquele ano, competição em que chegou à final, mas perdeu a decisão para a LDU, do Equador, nos pênaltis.