(Foto: André Soares/CBTM)
Pódio triplo! Após a disputa do segundo dia do Aberto da Espanha de tênis de mesa paralímpico, na Costa Brava, o Brasil conquistou três medalhas de bronze nas disputas individuais do torneio, com Guilherme da Costa, Joyce de Oliveira e Sophia Kelmer. Nesta quarta-feira (13), 10 atletas entrarão em ação nas chaves de duplas.
No feminino, Sophia parou na semifinal da classe 8, onde caiu diante da norueguesa Aida Dahlen por 3 a 0 (11/8, 11/4 e 11/2). Na sua campanha, ela iniciou com duas vitórias na fase de grupos, batendo a alemã Juliane Wolf e a britânica Grace Williams. Depois, a brasileira derrotou a francesa Lucie Hautiere nas quartas de final.
Já na categoria 3, Joyce de Oliveira avançou ao mata-mata em segundo lugar na sua chave e passou pelas quartas contra a italiana Michela Brunelli. Porém, na etapa seguinte, ela perdeu a partida para Carlotta Ragazzini, também da Itália, e ficou com a medalha de bronze. Entre os homens, Guilherme da Costa, na classe 2, se despediu na semifinal do Aberto da Espanha, contra o polonês Rafal Czuper.
Brasileiros nas duplas
Depois do fim das chaves individuais, 10 brasileiros brigarão por medalhas nas disputas de duplas. No masculino, Guilherme da Costa e Iranildo Espíndola competirão pela classe MD4. Na categoria MD8, Lucas Arabian atuará ao lado do polonês Maciej Nalepka. Já no MD14, Israel Stroh e Paulo Sérgio Salmin farão uma parceria nacional.
Entre as mulheres, Joyce de Oliveira e Thaís Severo disputarão a classe WD5-10, assim como Marliane Santos, que competirá ao lado da sul-coreana Yoon Ji-yu. Na categoria WD20, Bruna Alexandre e Jennyfer Parinos serão as representantes do Brasil. Por fim, Arabian/Joyce, Bruna/Paulo Sérgio e Israel/Jennyfer também estarão presentes no torneio de duplas mistas.