Os times classificados para a final do Campeonato Mineiro já estão decididos – Cruzeiro e Atlético –, porém, os dias e os horários dos jogos serão definidos pela Federação Mineira de Futebol (FMF) apenas nos próximos dias. O motivo? A Copa Sul-Americana e a Libertadores, torneios internacionais que Raposa e Galo disputarão, respectivamente.
O clássico de ida está previamente marcado para o final de semana do dia 30 de março, enquanto o da volta será no do dia 6 de abril. A expectativa é que essas partidas sejam disputadas justamente nesses dias (sábados), às 16h30, que é considerado o novo horário nobre do futebol na Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão televisiva do estadual.
No entanto, entre esses finais de semana, ocorrerá a primeira rodada da fase de grupos da Sul-Americana e da Libertadores. São três dias possíveis para os jogos: 2 (terça), 3 (quarta) e 4 de abril (quinta-feira). Caso a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) coloque jogos de Cruzeiro e/ou Atlético na quinta, não será possível que a volta da decisão ocorra no sábado.
E o problema não mora só aí. Na semana seguinte, após o título ter sido decidido, haverá a segunda rodada das chaves, que acontecerão entre os dias 9 (terça) e 11 de abril (quinta). Ou seja, caso alguma das equipes mineiras entre em campo diante de um rival internacional na terça, um possível clássico no domingo (7 de abril), válido pela volta da decisão do Mineiro, seria inviável.
Os sorteios dos grupos, tanto da Sul-Americana quanto da Libertadores, acontecerão na noite desta segunda-feira (18/3). Após isso, a entidade divulgará o calendário – vale lembrar que as escolhas da entidade continental com relação a datas e horários de jogos prevalece sobre federações desportivas nacionais e regionais.
O primeiro jogo da final do Campeonato Mineiro será de mando do Atlético, na Arena MRV, enquanto na volta o mandante é o Cruzeiro, no Mineirão – o Brasileirão Série A 2024 começa no final de semana seguinte, do dia 13 de abril. Lembrando que, por acordo entre os clubes, ambos os duelos serão com torcida única.