Casares detona arbitragem de São Paulo x Palmeiras e faz forte desabafo: ‘Chega do Abel apitar jogo no Paulistão’ (2:30)
Presidente do São Paulo falou após o empate no Morumbis (2:30)
-
ESPN.com.br
8 de mar, 2024, 09:18
Bicampeão brasileiro pelo São Paulo em 2006 e 2007 e pivô de uma polêmica após trocar o Palmeiras pelo arquirrival, o ex-lateral-direito Ilsinho fez duras críticas à postura de Carlos Belmonte, diretor de futebol do Tricolor, após o clássico contra o Alviverde, no último domingo (3), no Estádio do Morumbi.
Na oportunidade, o cartola foi flagrado em vídeos fazendo duras críticas à arbitragem de Matheus Delgado Candançan e ainda ofendeu o técnico Abel Ferreira ao chama-lo de “português de m****”. Para Ilsinho, a postura do dirigente deveria ter sido outra.
“Diretor de futebol não tem que ir lá fazer coisinha e chutar a porta. Dá uma entrevista, pressiona a arbitragem, isso é estratégia. Agora, querer peitar jogador, juiz, depois do jogo isso não existe”, iniciou o ex-lateral em seu canal no Youtube.
“Não serve para nada. Antes do próximo jogo, vai o diretor lá e chora antes. O diretor faz isso. Fica naquela de policial bom e policial ruim. Extracampo eu trabalho e vocês jogam. Sem cavar uma vaga na diretoria, mas eu não ia deixar meus jogadores gritando com o juiz”, finalizou.
Na última quarta-feira (6), a ESPN informou que o TJD-SP protocolou denúncia ao clube, três dirigentes, três jogadores e um membro da comissão técnica por conta da confusão ocorrida no túnel dos vestiários do Morumbis.
Estão na lista de denunciados: os jogadores Jonathan Calleri, Rafinha e Wellington Rato, o presidente Julio Casares, o diretor adjunto Fernando Bracalle Ambrogi, o diretor de futebol Carlos Belmonte e o auxiliar técnico Estéphano Neto.
Todos esses personagens foram enquadrados no artigo 258, inciso 2, do CBJD (Código Brasileiro de Justiça Desportiva), que fala em “desrespeitar os membros da equipe de arbitragem ou reclamar desrespeitosamente contra suas decisões“.
A punição nesse caso pode ser uma suspensão de uma a seis partidas (para jogadores ou membros da comissão técnica) ou 15 a 180 dias (para dirigentes e outros membros da delegação).
Carlos Belmonte foi denunciado também no artigo 243-F, que fala em “ofender alguém em sua honra por fato relacionado diretamente ao desporto“. Sua punição pode ser multa de 100 a 100 mil reais e suspensão de 15 a 90 dias.
O São Paulo, por sua vez, foi indiciado no artigo 213 por “deixar de tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto“, com a pena podendo ser uma multa de 100 a 100 mil reais.
Próximos jogos do São Paulo
-
Ituano (F): 10/3, 16h (de Brasília) – Campeonato Paulista
Próximos jogos do Palmeiras:
-
Botafogo-SP (C) – 09/03, 16h (de Brasília) – Campeonato Paulista