Dono de opiniões convictas, sobretudo envolvendo o futebol brasileiro, Walter Casagrande fez uma breve avaliação destes primeiros meses da temporada. Ainda que o recorte seja pequeno, o comentarista não tem dúvidas em eleger a equipe mais técnica e competitiva hoje no Brasil. Em coluna publicada no UOL Esporte, o profissional destrincha as características de Flamengo e Palmeiras.
Diferentemente de 2023, quando apresentou dificuldades com Vítor Pereira e Jorge Sampaoli, agora o Rubro-Negro conta com Tite, superior aos dois e tem demonstrado isso em poucos meses desde que assumiu o projeto.
“O Flamengo do ano passado era dirigido por Vítor Pereira, que já havia perdido a Supercopa do Brasil para o Palmeiras, a Taça Guanabara para o próprio Fluminense. O treinador português não tinha controle algum sobre o elenco. Neste ano, o treinador é muito mais seguro (maior que os jogadores). Tite tem um time definido e colocou a casa em ordem”, inicia Casagrande.
Principal contratação do Flamengo em 2024, De La Cruz rapidamenta caiu nas graças da torcida. No setor, é visível o ganho técnico que o Rubro-Negro ganhou.
“A grande diferença técnica e tática é a chegada do uruguaio De La Cruz, que mudou a intensidade e a dinâmica do Rubro-Negro. O meio-campo está mais ágil e prático, visto que o uruguaio preenche todos os espaços e consegue levar a bola da defesa para o ataque com uma incrível velocidade”, avalia Casagrande.
Casagrande elege os principais times do futebol brasileiro
Ainda em seu texto opinativo, Casagrande aponta as equipes que considera estar em um degrau acima das demais no Brasil. Na sua visão, o Flamengo é a mais técnica pela quantidade de jogadores capazes de mostrar algo diferente. Por outro lado, enxerga o Palmeiras como a mais competitiva do país.
“O Flamengo é o melhor time da América do Sul tecnicamente, com o Palmeiras se igualando taticamente e na competitividade. São os dois favoritos para vencer os títulos dos Campeonatos Carioca e Paulista, assim como nos demais torneios da temporada”, diz Casão.