Com a divulgação de um vídeo, a Uefa confirmou nesta segunda-feira (4/3) mudança no formato da Champions League do próximo ano. “Uma nova era emocionante para o futebol europeu de clubes nos aguarda!”, postou a entidade que organiza o torneio.
O tradicional formato de oito grupos com quatro clubes cada foi encerrado. A organização aumentou o número de clubes, passando de 32 para 36. Na primeira etapa, os times jogarão de forma geral, sem separação, com oito equipes diferentes.
Para determinar os adversários, as equipes serão divididas inicialmente em quatro potes. Posteriormente, cada clube será sorteado para enfrentar dois adversários de cada um desses potes, disputando um jogo em casa e outro fora frente a um time de cada pote.
De acordo com a Uefa, esse novo formato aumenta a probabilidade dos torcedores verem as equipes grandes se enfrentarem com mais frequência e mais cedo na competição. Também resultará em jogos mais competitivos para todos os clubes.
Os oito melhores avançarão às oitavas de final. As equipes posicionadas do 9º ao 24º lugar disputarão mais oito vagas no sistema mata-mata.
As equipes que terminarem do 25º posto para baixo serão eliminadas, sem acesso à Uefa Europa League.
Pontos para entender a nova Champions League
- Não haverá fase de grupos
- Classificação será geral para os 36 clubes participantes
- Cada time fará oito jogos na primeira fase
- Os adversários serão diferentes, não havendo ida e volta
- O sorteio definirá quem enfrenta quem
- Os clubes serão divididos em quatro potes para o sorteio dos confrontos
- Cada clube enfrentará dois adversários de cada pote
- Os oito primeiros dos 36 gerais se classificam diretamente para as oitavas
- Do 9º ao 24º, playoff para as oitavas
- A partir das oitavas, tudo ocorre como antes, com quartas e semi, além de final em jogo único