Quem diria, mas o Manchester United pode ter que torcer para os seus dois maiores rivais, City e Liverpool, para manter vivo o sonho de fazer parte da Champions League. O sucesso deles nas competições da Uefa desta temporada significará mais uma vaga para os times da Premier League na próxima edição da Liga dos Campeões.
Tem disparidade? Gringolândia analisa chaveamento até a final da Champions
Isso acontece porque a Uefa vai oferecer mais uma vaga automática na Champions League 2024/25 — primeira edição sob novo formato — para cada um dos dois países com os melhores coeficientes de performance na atual temporada 2023/24. No total serão 36 times na fase de liga do renovado torneio.
Como esse coeficiente é calculado, resumidamente: o total de pontos obtidos pelos clubes do país nas competições da Uefa na temporarada anterior, dividido pelo número de times.
Hoje, os dois países melhores ranqueados, com base no desempenho de seus respectivos clubes, são Itália e Alemanha. Eles já têm quatro vagas certas. Segundo os critérios da Uefa, estariam classificados via “vaga extra” de coeficiente a Roma (em quinto lugar na Serie A) e o RB Leipzig (na quinta posição da Bundesliga).
- Itália – média de 17.000 pontos por clube
- Alemanha – 16.071
- Inglaterra – 15.250
- França – 14.583
- Espanha – 14.187
- República Tcheca – 13.250
- Bélgica – 12.400
É possível perceber que a Premier League está atrás da Serie A da Itália e a Bundesliga da Alemanha. Por outro lado, há cinco representantes do Campeonato Inglês ainda vivos nas competições continentais de 2023/24, contra três alemães e quatro italianos.
Arsenal e Manchester City estão nas quartas de final da Champions League. Liverpool e West Ham continuam na Liga Europa, e o Aston Villa briga na Conference League. Caso eles avancem, e a Inglaterra suba no ranking de coeficientes da Uefa, isso melhora o cenário para o United.
Só que o Manchester United precisa fazer a sua parte. Hoje o time do técnico Erik ten Hag está em sexto lugar na tabela de classificação da Premier League, com 47 pontos. São seis a menos do que o Tottenham, quinto colocado, e a oito do Aston Villa, primeiro integrante do G-4.
Seu próximo compromisso é no domingo, justamente contra o seu maior rival histórico: o Liverpool. Os dois se enfrentam pelas quartas de final da Copa da Inglaterra.
Manchester United pode se beneficiar do sucesso de City e Liverpool na Europa — Foto: Getty Images