Clubes brasileiros tentam ampliar domínio recente na Libertadores – (Foto: Pixabay)
O pontapé inicial da Copa Libertadores já foi dado e, neste ano, os clubes brasileiros tentarão ampliar o seu domínio recente no torneio. Muita gente, inclusive, está utilizando o Código Bonus Bwin para apostar nos favoritos. O Brasil, afinal, será representado por clubes com bastante tradição na competição continental.
Entre os maiores campeões brasileiros da Libertadores, apenas o Santos não estará na disputa este ano. Os outros tricampeões, São Paulo, Grêmio, Palmeiras e Flamengo, vão lutar pelo título.
Mas, além do quarteto, o Fluminense, atual campeão do torneio, vai em busca do bicampeonato, assim como o Atlético Mineiro. Por fim, Botafogo e Red Bull Bragantino vão se enfrentar na fase preliminar para que um dos entre de vez na competição.
Como se vê, portanto, considerando apenas os brasileiros, a Libertadores já tem tudo para ser muito disputada. Os clubes daqui venceram as últimas cinco edições do torneio, e a tendência é de que o domínio seja mantido.
De todo modo, em uma competição como a Libertadores, muitas surpresas podem acontecer. Em primeiro lugar, porque, apesar da diferença econômica que há hoje entre os clubes brasileiros e os seus pares sul-americanos, não se pode menosprezar a tradição das equipes do continente.
Além disso, o mata-mata é o melhor modelo de disputa para equipes mais fracas. Afinal, uma noite inspirada pode garantir uma classificação contra um time mais poderoso. Nos pontos corridos, por exemplo, é muito difícil que adversários mais débeis consigam se sobrepor durante 38 rodadas a clubes com maior poder de investimento.
O favoritismo dos brasileiros, em suma, é real, mas é preciso que os clubes não entrem em campo acreditando que a Libertadores será apenas um torneio local.
No ano passado, por exemplo, o Boca Juniors chegou até a final, eliminando o Palmeiras na semi. E jogou de igual para igual contra o Fluminense, no Maracanã, na grande decisão.
Embora os xeneizes não estejam na disputa deste ano, haverá outros clubes tradicionais no torneio e que, na hora da pressão, poderão dificultar bastante a vida dos brasileiros.
Brasil pode ficar a um título da Argentina
Se o Brasil fizer valer o favoritismo e faturar mais um título da Libertadores, chegará a 24 conquistas, ficando a apenas uma taça de empatar com a Argentina, que tem 25.
Os brasileiros, portanto, tentam manter a hegemonia recente, mas, em pouco tempo, poderão assumir a liderança geral da Copa Libertadores. Vejamos o que 2024 reservará aos clubes e aos torcedores.