O Remo confirmou nesta segunda-feira, dia 4, a contratação do treinador paraguaio Gustavo Morínigo. Com a chegada do técnico de 47 anos, o Leão terá o quarto técnico estrangeiro em toda a história do clube azulino, segundo informações do pesquisador de futebol paraense Jorginho Neves.
Gustavo Morínigo, Atlético-GO x Avaí — Foto: André Palma Ribeiro/Avaí F. C.
O primeiro estrangeiro a comandar os azulinos foi o uruguaio Júlio Véliz, entre os anos 1956 e 1957. Ele assumiu o Remo logo após encerrar a carreira de jogador pelo clube, onde atuou como goleiro em 12 anos. O segundo da lista, também natural do Uruguai, Juan Álvarez teve uma passagem em 1977 pelo Leão.
Veliz goleiro Remo 1950 década de 50 — Foto: Arquivo Pessoal/Ferreira da Costa
O terceiro nome da lista foi François Thijm. Natural do Suriname, ele atuou pelo Remo como goleiro nas décadas de 1960 e 1970, e comandou o clube também nos anos 70, atuando interinamente no ano de 1977.
François Thijm, ex-goleiro e técnico do Remo — Foto: Antônio Silva/Arquivo de O Liberal
Quarto nome da lista de estrangeiros do Leão, Gustavo Morínigo é natural de Assunção, capital do Paraguai. Ele atuou como jogador de futebol até 2012, ano em que iniciou a carreira de treinador. Como técnico do Nacional-PAR, foi considerado o melhor técnico do Campeonato Paraguaio nos anos de 2012 e 2014, neste último ano, levou o time ao inédito vice-campeonato da Libertadores.
Pela primeira vez, Morínigo será técnico de um clube da região Norte do Brasil. Anteriormente, o treinador comandou Coritiba, Ceará e seu último trabalho foi no Avaí, em 2023. A comissão técnica também será composta por estrangeiros – o auxiliar-técnico paraguaio, Diosnel Burgos e o preparador físico argentino, Luís Gonzalo.
* Luiz Gustavo, sob supervisão de Nicksson Melo.