Sven-Goran Eriksson, ex-treinador da seleção inglesa, realizou o sonho de comandar o Liverpool neste sábado. Enfrentando um câncer terminal, o sueco esteve na beira do campo para orientar o time de lendas do clube inglês, que venceu o Ajax em amistoso beneficente no estádio de Anfield. Ele foi convidado por Jürgen Klopp, técnico do time principal do Liverpool.
Ao entrar em campo, Eriksson recebeu uma grande ovação da torcida do Liverpool, que o aplaudiu de pé. O sueco mostrou-se sorridente no momento, e depois rumou para a beira do campo para auxiliar Klopp no comando do Liverpool Legends.
Sven-Goran Eriksson emocionado em Anfield — Foto: Getty Images
O Liverpool conquistou a vitória em casa, com uma boa dose de emoção. O Ajax saiu na frente, abrindo 2 a 0 com gols de Boerrigter e Musampa. Depois, os anfitriões conseguiram a virada com Vignal, Cissé, El Zhar e Fernando Torres, que fechou o placar. O Liverpool começou jogando com Dudek, Kvarme, Skrtel, Agger, Aurelio, Maxi, Sissoko, Spearing, Babel, Gerrard e Torres. No banco, começaram Kirkland, Westerveld, Hyypia, Vignal, Biscan, Gonzalez, Cisse, El Zhar, Kuyt e Litmanen.
Eriksson revelou em janeiro que tinha “no máximo um ano” de expectativa de vida após ser diagnosticado com câncer de pâncreas. O sueco, de 76 anos, revelou naquele momento o seu amor de longa data pelo Liverpool e seu desejo antigo de um dia ser o treinador do clube. Diante disso, foi convidado por Klopp para integrar a comissão técnica para o amistoso deste sábado.
Sven-Goran Eriksson ao lado de Jürgen Klopp antes de amistoso — Foto: Divulgação
– Ouvi sobre a admiração e amor pelo Liverpool e que ele (Eriksson) foi um torcedor por toda a vida. Ele é muito bem-vindo para vir aqui e ocupar no meu lugar no meu escritório e fazer o meu trabalho por um dia, se quiser – isso não é problema. Tê-lo aqui e mostrar-lhe tudo e como este maravilhoso clube se desenvolveu ao longo dos anos, acho que isso é definitivamente algo que lhe diremos. Ele pode vir e passar algumas horas maravilhosas aqui, tenho certeza – disse Klopp, citado pelo jornal “The Guardian”.
Sven-Goran Eriksson comandou a seleção da Inglaterra entre 2001 e 2006, levando o time às quartas de final das Copas do Mundo de 2002 e 2006. Ao longo de sua carreira comandando clubes, Eriksson também conquistou a Copa da Uefa pelo IFK Goteborg, três campeonatos portugueses pelo Benfica e um Scudetto pela Lazio, entre outros títulos.
Eriksson se revelou torcedor do Liverpool recentemente — Foto: Getty Images
Entre os jogadores convidados pelo Liverpool para participar do amistoso beneficente estava Steven Gerrard, um dos maiores ídolos da história do clube – ele atualmente é técnico do Al-Ettifaq, da Arábia Saudita. Fernando Torres, atacante que também marcou época em Anfield antes de ir para o Chelsea, foi outro convocado.
Sven-Goran Eriksson revelou estar lutando contra um câncer terminal — Foto: Getty Images
Steven Gerrard ao lado de Fernando Torres no vestiário de Anfield — Foto: Divulgação/Liverpool