Flamengo tem o melhor futebol do Brasil? Seleção Sportv analisa
Nos últimos seis anos, o Flamengo liberou oito jogadores para a Seleção, entre as convocações de Tite, Fernando Diniz e Dorival Júnior. Foram eles: Gabigol, Bruno Henrique, Rodrigo Caio, Everton Ribeiro, Pedro, Ayrton Lucas, Gerson e Fabrício Bruno.
Convocados pela Seleção Brasileira
2019 | Gabigol, Bruno Henrique e Rodrigo Caio |
2020 | Everton Ribeiro, Pedro e Rodrigo Caio |
2021 | Everton Ribeiro, Gabigol e Rodrigo Caio |
2022 | Everton Ribeiro, Gabigol e Pedro |
2023 | Ayrton Lucas, Gerson e Pedro |
2024 | Ayrton Lucas e Fabrício Bruno |
Pedro comemora com a mãe a convocação para Copa do Mundo — Foto: Cahê Mota / ge
Rodrigo Caio e Everton Ribeiro deixaram o clube no fim do ano passado. O zagueiro marcou presença nas convocações no segundo ciclo de Tite, entre 2019 e 2021. Enquanto isso, o meia apareceu nas listas de 2020, 2021 e na convocação final para a Copa do Mundo de 2022.
Fabrício Bruno foi convocado por Dorival Júnior na última segunda-feira após o corte do zagueiro Marquinhos, que está lesionado. Ayrton Lucas também está na lista para os amistosos contra a Inglaterra, dia 23, e contra a Espanha, no dia 26.
E nas outras Seleções?
Mas não é só na seleção brasileira que o Flamengo marca presença. O atual elenco rubro-negro possui quatro jogadores da seleção uruguaia: Viña, Varela, De la Cruz e Arrascaeta. O quarteto é figura recorrente nas convocações do país vizinho. Além disso, Erick Pulgar é peça-chave no Chile.
O Uruguai ainda não fez a convocação para a primeira data-Fifa da temporada, mas a expectativa é de que o quarteto rubro-negro seja lembrado pelo técnico Marcelo Bielsa. Esta pode ser a primeira convocação de De la Cruz e VIña com a camisa do Flamengo.
Arrascaeta e Varela se apresentaram para seleção do Uruguai — Foto: Seleção Uruguaia
Se contar desde 2019, o Rubro-Negro contou com outros dois atletas chilenos que apareceram em pelo menos uma convocação: o lateral-direito Isla e o volante Vidal. O atacante Berrío e o volante Cuéllar também foram convocados pela Colômbia enquanto atuavam pelo Flamengo em 2019.
Em 2021, o volante Piris da Motta apareceu na lista para defender o Paraguai. Em 2019, o lateral esquerdo do Flamengo, Miguel Trauco, jogou a Copa América pelo Peru.
Trauco Peru CT Inter Copa América — Foto: Divulgação/FPF/Peru
Ao todo, desde 2019, o Flamengo já liberou nove estrangeiros para suas respectivas seleções: Varela, Arrascaeta, Pulgar, Isla, Vidal, Berrío, Trauco, Cuéllar e Piris da Motta. Se Viña e De la Cruz forem convocados, a lista aumentará para 11.
E na Seleção de base?
O Flamengo também tem marcado presença nas seleções de base. Do atual elenco, o goleiro Matheus Cunha apareceu na lista da pré-olímpica e o volante Igor Jesus representou o clube nos Jogos Pan-Americanos. No fim de 2023, Victor Hugo vestiu a Amarelinha sub-20.
Igor Jesus em ação pelo Brasil no Pan-Americano — Foto: Divulgação / CBF
Reinier, que hoje defende o Frosinone (Itália), foi lembrado em 2019, Pedro chegou a ser convocado para as Olimpíadas de Tóquio, mas não foi liberado pelo Flamengo. O atacante Matheus França, que hoje está no Crystal Palace (Inglaterra), já foi lembrado nas convocações do Sub-20 quando atuava pelo Rubro-Negro.
Assista: tudo sobre o Flamengo no ge, na Globo e no sportv