-
Guilherme Sacco
15 de mar, 2024, 19:00
No próximo sábado (16), teremos o pontapé inicial da temporada 2024 da National Women’s Soccer League (NWSL), a liga de futebol feminino dos Estados Unidos.
A bola rola a partir das 14h (de Brasília), com o duelo entre KC Current e Portland Thorns, com transmissão da ESPN pelo Star+.
Neste guia, trazemos pra você, fã de esporte, tudo que é preciso saber sobre o campeonato, que terá a transmissão de 17 partidas de temporada regular e quatro dos playoffs, incluindo a grande final marcada para 23 de novembro.
Presença massiva de brasileiras
A NWSL é a casa de alguns dos maiores nomes do futebol feminino brasileiro, a começar por Marta, maior nome da história da modalidade e eleita seis vezes a melhor do mundo, que joga no Orlando Pride.
O Kansas City Current, que fará o jogo de abertura na ESPN pelo Star+, conta com três nomes da seleção brasileira: Lauren, Debinha e Bia Zaneratto.
Além do quarteto, a WNSL conta com: Rafaelle (Orlando Pride), Ary Borges (Racing Louisville), Julia Bianchi (Chicago Red Stars), Adriana (Orlando Pride), Andressa Alves (Houston Dash), Bruninha (Gotham FC), Luana Bertolucci (Orlando Pride), Angelina (Orlando Pride) e Kerolin (NC Courage).
O 1º estádio construido para o futebol feminino
O palco do jogo de abertura também é especial. O CPKC Stadium, do Kansas City Current, é o primeiro estádio do mundo construído 100% dedicado ao futebol feminino.
O CPKC Stadium tem capacidade para 11,500 pessoas e teve um custo de construção de U$ 117 milhões (R$ 584 milhões).
As outras estrelas
Além das brasileiras, a NWSL conta com outras grandes estrelas do futebol feminino mundial, principalmente da seleção americana. Alex Morgan veste a camisa do San Diego Wave.
Sophia Smith joga pelo Portland Thorns, enquanto Trinity Rodman representa o Washington Spirit. Crystal Dunn veste a camisa do Gotham e Ashley Sanchez a do North Carolina Courage.
A NWSL ainda conta com Amandine Henry, estrela da seleção francesa, e Jun Endo, do Japão, no Angel City, e Asisat Oshoala, ex-Barcelona e titular da seleção nigeriana, que joga pelo Bay FC.