Seleção Brasileira em 1994 (Foto: Reprodução, Museu do Futebol)
Depois de passar 24 anos sem conquistar um título da Copa do Mundo, o Brasil conquistou o Tetracampeonato em 1994 com mais um marco histórico. A vitória da Seleção Brasileira foi a primeira final de Copa a ser decidida nos penâltis, contra a Itália. Mas, como estão os principais craques após três décadas da conquista? Confira a seguir mais sobre os principais craques e veja como ficaram as carreiras de cada um deles.
Continua depois da publicidade
Na conquista do Tetra, disputada nos Estados Unidos, a Seleção Brasileira era comandada por Carlos Alberto Parreira, um dos técnicos mais conhecidos do futebol do país. Além do Brasil ter a melhor equipe, teve ainda o melhor jogador da Copa: o atacante Romário foi eleito o melhor jogador do torneio. Junto de Romário, craques como Taffarel, Raí, Dunga e Bebeto.
Como estão os principais jogadores da Seleção Brasileira Tetracampeã
Romário em 1994, e nos dias atuais, como político (Foto: Reprodução, Museu do Futebol / Senado Federal)
Taffarel em 1994 e como treinador de goleiros (Foto: Reprodução, Museu do Futebol / Wikipedia)
Raí em 1994 e atualmente, como ativista social e acadêmico (Foto: Reprodução, Museu do Futebol / Redes Sociais)
Dunga ergueu a taça do Treta e, atualmente, dedica-se à causas sociais (Foto: Reprodução, Museu do Futebol / Divulgação)
Bebeto foi memorável em 1994 e, hoje, é comentarista de esportes (Foto: Reprodução, Museu do Futebol / Redes Sociais)
Romário
O atacante Romário foi o grande destaque da Copa em 1994. Nas disputas, liderou o time com seu jeito irreverente, polêmico e “esquentado”. Fez 5 gols, consagrando-se o melhor jogador da Copa do Mundo naquele ano, quando tinha 28 anos de idade. Depois de aposentar as chuteiras, Romário resolveu entrar na vida política. Atualmente é senador pelo Rio de Janeiro.
Taffarel
Na Copa de 94, o goleiro Taffarel escreveu seu nome na história do futebol pela brilhante campanha. Na final contra a Itália, o goleiro foi responsável por defender os gols de penâltis que dariam a vitória ao Brasil. Na época, tinha 28 anos, assim como o craque Romário. Taffarel segue no mundo do futebol e é preparador de goleiros.
Continua depois da publicidade
Raí
O jogador Raí está na lista de atletas marcantes pela Copa de 1994 até pela controvérsia de sua campanha. Começou com titular e capitão, mas encerrou o torneio no banco de reservas. Mesmo assim, o camisa 10 fez uma ótima campanha e até marcando um gol na estreia contra a Rússia. Em 1994, tinha 29 anos. Depois da aposentadoria dos campos, Raí tornou-se criador de uma entidade filantrópica, tem atuação política e realiza Mestrado em Ciências Políticas, na França.
Dunga
Considerada por especialistas, como a maior conquista da carreira de Dunga, a Copa de 1994 teve o protagonismo do jogador gaúcho. Levantou a taça com abraçadeira de capitão, aos 31 anos, e é apontado por muitos como o principal “mentor” de Romário. Por isso, o trabalho de capitão do jogador durante a Copa nos Estados Unidos é elogiado até hoje. Tornou-se técnico e chegou a comandar a Seleção Brasileira e, atualmente, dedica-se em causas sociais.
Bebeto
O atacante Bebeto fez uma dupla memorável com o craque Romário na Copa do Mundo de 1994. Aos 30 anos, Bebeto ainda ficou conhecido pela comemoração de um dos gols que marcou na época. Após marcar contra a Holanda, o atacante simulou estar embalando o filho nos braços, imagem que percorreu o mundo todo. Hoje, Bebeto é comentarista de esportes na televisão.
Elenco da Seleção Brasileira na Copa de 1994
Além dos craques destacados, a Seleção Brasileira na Copa do Mundo de 1994 contou com um elenco incrível. Confira a seguir todos os convocados:
Continua depois da publicidade
- Goleiros: Gilmar, Taffarel e Zétti
- Zagueiros: Aldair, Márcio Santos, Ricardo Rocha e Ronaldão
- Laterais: Branco, Cafu, Jorginho e Leonardo
- Meio Campo: Dunga, Evandro Mota, Mauro Silva, Mazinho, Paulo Sérgio, Júnior, Raí e Zinho
- Atacantes: Bebeto, Müller, Romário, Ronaldo e Viola
- Técnico: Carlos Alberto Parreira
- Auxiliar Técnico: Zagallo
Leia também
Os 20 fatos icônicos do esporte que marcaram a história mundial
Como estão os jogadores da Seleção Brasileira do Penta, 22 anos depois