-
ESPN.com.br
3 de mar, 2024, 04:00
O dérbi de Manchester mudou nos últimos anos. Enquanto o City, com estruturação e investimentos, vem empilhando taças e chegou ao primeiro título da Champions League, o United, que era dominante, perdeu espaço no topo do futebol mundial. Antes ‘desprezados’, os Cityzens agora são um ‘modelo a seguir’ para os Red Devils. As equipes se enfrentam neste domingo (03), às 12h30 (de Brasília), pela 27ª rodada da Premier League, com transmissão pela ESPN no Star+.
Um ano importante para a mudança na rivalidade é 2008. Àquela altura, o City começava uma nova era, com o clube sendo comprado por Abu Dhabi United Group (ADUG), holding dos Emirados Árabes Unidos. O time passou a receber grandes investimentos. O United, por outro lado, conquistava a Champions League — o último de seus três troféus na competição.
Desde então, o domínio de Manchester no futebol foi, aos poucos, mudando de mãos. Na temporada de 2009/10, Alex Ferguson, então técnico dos Red Devils, classificou os rivais, após um dérbi, como um “vizinho barulhento”.
“Por vezes temos um vizinho barulhento e somos forçados a viver assim. Não podemos fazer nada quanto a isso e eles continuam a fazer barulho”, disse, na ocasião. Era uma provocação aos investimentos que vinham sendo recebidos pelos Cityzens e que, até aquele momento, ainda não tinham surtido tanto efeito em resultados esportivos.
O último título inglês do Manchester City havia sido conquistado em 1968. Na temporada de 2011/12, a história começou a mudar. O City, com gol histórico de Aguero aos 49 minutos do segundo tempo contra o Queens Park Rangers, foi campeão da Premier League — na mesma temporada em que aplicou uma goleada por 6 a 1 sobre o United.
Após o ‘chocolate’ no Dérbi, o defensor Micah Richards exigiu respeito. “As pessoas nos chamam de “vizinhos barulhentos”, mas agora estamos aqui. Temos um bom time e queremos mostrar do que somos capazes. Sonhos foram feitos para isso. Ir ao Old Trafford e vencer assim nos dá confiança, principalmente como foi. Só iremos para frente agora”, praticamente profetizou.
Domínio muda de lado
Desde a temporada de 2009/10, o Manchester City conquistou 21 títulos. Além da Champions League e do Mundial inéditos, o clube foi cinco vezes campeão da Premier League, seis vezes da Copa da Liga Inglesa e três vezes da Copa da Inglaterra e da Supercopa da Inglaterra.
O Manchester United, no mesmo período, ergueu 11 taças. Mas apenas duas foram da Premier League — a última em 2012/13 — e não houve nenhum conquista de Champions League. Os Red Devils foram campeões quatro vezes da Supercopa da Inglaterra, três vezes da Copa da Inglesa e uma vez da Europa League e Copa da Inglaterra.
Estabilidade no comando técnico
O histórico Alex Ferguson, técnico do Manchester United por 27 anos, deixou o clube em 2013. Desde então, oito treinadores passaram pelo comando do clube. No City, Guardiola está à beira do gramado desde 2016; antes dele Manuel Pellegrini assumiu a equipe em julho de 2013 e trabalhou por três anos.
O City foi ganhando força no mercado e hoje tem o elenco mais caro do mundo, avaliado, segundo o Transfermarkt, em 1,18 bilhão de euros (cerca de R$ 6,36 bilhões), no ano passado. Na mesma avaliação, o Manchester United estava em sexto, com valor de 882,3 milhões de euros (cerca de R$ 4,7 bilhões).
Bilionário chega ao Manchester United
Na esteira dos grandes investimentos de bilionários no futebol, o Manchester United foi comprado no fim do ano passado. Um dos homens mais rico do Reino Unido, Jim Ratcliffe adquiriu 27,7% do clube e terá o comando do futebol.
O rival azul, antes o ‘patinho feio’ de Manchester, agora é a inspiração. Ratcliffe tem admitido as dificuldades da última década, sabe estar atrás do rival e elogiou a vitória dos Cityzens por 4 a 0 sobre o Real Madrid, na última Champions League. O objetivo dele e do United, segundo o próprio, é tirar o adversário do ‘pedestal’ e, para isso, o projeto é de pelo menos três anos. A partida deste domingo (03) pode ser — ou não — um ponto de partida.
Próximos jogos do Manchester City
Copenhague (C) – 06/03, 17h (de Brasília) – Champions League
Liverpool (F) – 10/03, 12h45 (de Brasília) – Premier League
Newcastle (C) – 16/03, 12h (de Brasília) – Copa da Inglaterra
Próximos jogos do Manchester United
Everton (C) – 09/03, 9h30 (de Brasília) – Premier League
Liverpool (C) – 16/03, 12h (de Brasília) – Copa da Inglaterra
Brentford (F) – 30/03, 17h (de Brasília) – Premier League