Volante do Cruzeiro, José Cifuentes já se apresentou à Seleção Equatoriana e iniciou, nesta segunda-feira (18/3), os treinos em preparação para os compromissos da Data Fifa. O meio-campista de 25 anos foi convocado para os amistosos contra Guatemala e Itália nos próximos dias.
Cifuentes viajou para Nova Iorque, nos Estados Unidos, onde o elenco montado pelo técnico Félix Sánchez fará suas partidas. O Equador medirá forças com seus adversários na Red Bull Arena.
Equador e Guatemala se enfrentarão na noite desta quinta-feira (21/3), às 21h30 (de Brasília). Já o duelo contra a Itália será na tarde de domingo (24/3), às 17h (de Brasília).
Ao longo dos últimos anos, Cifuentes foi figura frequente nas convocações do Equador. Inclusive, integrou o grupo de atletas chamados para a Copa do Mundo de 2022, no Catar, e fez duas apresentações.
José Cifuentes no Cruzeiro
No Cruzeiro desde fevereiro, Cifuentes já participou de quatro partidas da equipe no Campeonato Mineiro. Em todos, o meia foi reserva e entrou no segundo tempo.
Cifuentes tem contrato com o clube celeste até o fim de dezembro de 2024. Ele está emprestado pelo Rangers, da Escócia, e pode ser comprado em definitivo após o período de cessão.
Volante perderá os jogos da final do Mineiro?
Embora tenha sido convocado pelo Equador, Cifuentes não perderá nenhuma das duas partidas do Cruzeiro na final do Mineiro. Isso porque o próximo fim de semana (23 e 24 de março) está reservado para a Data Fifa e não terá jogo do time celeste.
Os encontros da final estão previstos para 30 de março (ida) e 6 de abril (volta). Dependendo do interesse da TV Globo, detentora dos direitos de transmissão, as finais podem ocorrer em 31 de março (ida) e 7 de abril (volta).
Cruzeiro e Atlético se enfrentarão em jogos de ida e volta, apenas com torcida única na Arena MRV e no Mineirão, em Belo Horizonte, respectivamente.
O Cruzeiro confirmou a vaga ao vencer o Tombense por 3 a 1, nesse sábado (16/3), no Mineirão, em Belo Horizonte, com gols de Arthur Gomes, Zé Vitor (contra) e Matheus Pereira. O time celeste havia empatado por 0 a 0 com a equipe de Tombos na semana passada, no Ipatingão, em Ipatinga, no jogo de ida da semifinal.
Já o Atlético avançou à final ao superar o América no placar agregado (3 a 2). No jogo de ida, o Galo derrotou o rival por 2 a 0, na Arena MRV, com gols de Paulinho e Hulk. Neste domingo (17/3), o Coelho ganhou por 2 a 1, no Independência.
Por ter terminado a primeira fase da competição com a melhor campanha geral, o Cruzeiro tem o benefício de jogar por dois empates ou vitória e derrota pela mesma diferença de gols na decisão. Os celestes fizeram 19 pontos, sendo seis vitórias, um empate e uma derrota.