Lenda do futebol inglês, Paul Gascoigne revelou detalhes da luta contra o alcoolismo. Sem moradia e com problemas financeiros, o ex-atacante de 56 anos vive atualmente na casa da empresária dele e frequenta as reuniões dos Alcoólicos Anônimos como ajuda contra a depressão.
“Eu costumava ser um bêbado feliz, mas não sou mais. Sou um bêbado triste e infeliz. Não saio e bebo em casa”, revelou o ex-artilheiro da Seleção Inglesa, em entrevista ao programa High Performance.
“As pessoas conhecem o Paul Gascoigne, mas o Gazza ninguém conhece. Às vezes, mesmo eu me conheço. Passei muitos anos por baixo e perdi quatro anos de futebol. Eu teria feito 100 jogos pela seleção”, lamentou o craque, que disputou 57 jogos e marcou dez gols pela Inglaterra.
“Tento não ficar triste porque o mundo já está triste o suficiente. E quando estou triste, é quando pego uma bebida para me animar”, admitiu.
“Guardo muitas coisas que tenho medo de compartilhar com as pessoas. Acho que nunca vou crescer, mas isso não me importa. Tenho orgulho daquilo que dei às pessoas. Já dei quase um milhão de libras a instituições de caridade e liguei pedindo para não falarem nada. Nunca desisti. Só vou ceder quando estiver no caixão. Apesar de tudo, continuarei lutando”, concluiu.
Carreira de Paul Gascoigne
Paul Gascoigne estreou profissionalmente pelo Newcastle na temporada 1984/1985. Ele encerrou a passagem pelos Magpies em 1988, com 25 gols em 104 jogos, e se transferiu para o Tottenham.
Pelos Spurs, anotou 33 gols em 112 jogos. Em 1992, Gascoigne seguiu para a Lazio, mas teve pouco destaque nas duas temporadas na Itália: apenas seis gols em 46 partidas.
Na sequência da carreira, o atacante atuou pelo Rangers no último bom momento da carreira. Foram 52 gols em 106 jogos na Escócia.
Posteriormente, já com problemas pessoais, passou por Middlesbrough, Everton, Burnley, no retorno à Inglaterra, e Gansu Tianma, da China.
Em 2005, Paul Gascoigne encerrou a carreira pelo Boston United, da Inglaterra. Ao todo, foram 133 gols em 527 jogos na carreira.
Pela Seleção Inglesa, disputou a Copa do Mundo de 1990 e a Eurocopa de 1996.