Pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro Feminino, o Cruzeiro visitou o Flamengo no Luso Brasileiro, no Rio de Janeiro, e voltou para casa com vitória por 2 a 1 na bagagem. Maiara e Byanca Brasil marcaram para as Cabulosas no triunfo desta terça-feira (19/3).
O Cruzeiro se redimiu do empate com o São Paulo na última partida e alcançou o primeiro triunfo no Brasileiro. Os três pontos conquistados fora de casa levaram as Cabulosas à terceira colocação, agora com quatro pontos. Em 14º, o Flamengo segue sem pontuar.
A Raposa volta a entrar em campo neste sábado (23/3), diante do Internacional, pela terceira rodada do Brasileiro. A bola rola no Castor Cifuentes, em Nova Lima, a partir das 16h30. O Flamengo, por sua vez, recebe o Corinthians na próxima segunda-feira (25/3), no Luso Brasileiro, às 20h.
O jogo
O Flamengo dominou o início da partida. Logo no segundo minuto, teve a oportunidade de abrir o placar. Darlene cobrou falta e, no bate rebate dentro da área, a defesa celeste salvou em cima da linha.
De cara, a equipe carioca deixou claro o modo de jogar: passes longos para tentar encontrar a centroavante Cristiane em condição de balançar a rede.
O investimento no ataque abriu espaço para o Cruzeiro jogar no contra-ataque. A meio-campista Byanca Brasil comandou as oportunidades celestes. Não à toa, criou a jogada do primeiro gol. Aos seis minutos, disparou pelo lado esquerdo e, cara a cara com a goleira, desperdiçou. No entanto, Maiara estava bem posicionado e aproveitou o rebote para marcar o primeiro gol das Cabulosas.
O Flamengo sentiu o gol e, consequentemente, deu mais oportunidades ao Cruzeiro. Aos 11 minutos, por exemplo, Byanca Brasil deu passe para Sandoval marcar o que seria o segundo gol da Raposa. A atacante mandou a bola para o fundo da rede, mas viu a bandeirinha assinalar impedimento – este equivocado.
Aos poucos, as equipes equilibraram as oportunidades. O Cruzeiro falhou defensivamente e, mais uma vez, assistiu a tentativa de empate do Flamengo parar em cima da linha.
2º tempo
Jonas Urias e Maurício Salgado, técnicos de Cruzeiro e Flamengo, respectivamente, promoveram mudanças nos times na volta do intervalo. Mari Pires e Maiara, das Cabulosas, deram lugar a Paloma e Gaby Soares – esta começou como titular na estreia do Brasileiro. Do outro lado, Glaucia substituiu Monalisa.
A estratégia do comandante cruzeirense surgiu efeito quase instantâneo. Aos três minutos, Byanca Brasil recebeu passe em profundidade de Gaby Soares. A camisa 10 chutou com a perna direita e contou com desvio da zaga flamenguista para ampliar o marcador.
Dessa vez, o Flamengo ligou o sinal de alerta e se ajustou para correr atrás do prejuízo. Pouco tempo depois, aos 15 minutos, diminuiu o placar com gol de Crivelari. A atacante recebeu passe de Cristiane e deu apenas um toquinho na bola para tirar de Taty Amaro e balançar a rede.
O gol flamenguista deixou a partida aberta novamente. Isso porque a equipe carioca passou a pressionar as Cabulosas. Os treinadores, novamente, entraram em ação. No Cruzeiro, Rebeca substituiu Rafa Andrade. No Flamengo, Thaísa deu lugar à Thaís.
Em seguida, as mandantes acumularam as melhores oportunidades e, no quesito finalização, dispararam na estatística. Maurício Salgado optou por renovar o ataque e entrou com Isadora Freitas no lugar de Crivelari e Laysa no Lugar de Gisseli. Jonas Urias, então, reforçou o esquema defensivo ao substituir Byanca Brasil e Ana Clara por Daiana e Limpia.
Nos minutos finais, o Cruzeiro segurou a pressão do Flamengo e selou a vitória.
Gaby Soares deixou o campo chorando com dores no joelho direito. A meio-campista, que já rompeu o ligamento cruzado anterior, preocupa o técnico Jonas Urias.
Flamengo x Cruzeiro
Flamengo
Gabi Barbieri; Monalisa (Glaucia), Day Silva, Daiane e Jucinara; Thaísa Moreno (Thaís Regina) e Darlene; Duda, Crivelari (Isadora), Cristiane e Gisseli.
Técnico: Maurício Salgado.
Cruzeiro
Taty Amaro; Isa Fernandes, Camila Ambrózio, Vitória Calhau e Clara Consani; Rafa Andrade (Rebeca), Mari Pires (Paloma) e Sandoval; Maiara (Gaby Soares), Byanca Brasil e Marília.
Técnico: Jonas Urias.
Motivo: Segunda rodada da Série A1 do Campeonato Brasileiro Feminino
Local: Luso-Brasileiro, Rio de Janeiro
Gols: Maiara aos 6 do 1ºT; Byanca Brasil aos 3 do 2ºT; e Crivelari aos 15 do 2ºT
Árbitro: Daiane Muniz
Assistentes: Lilian da Silva Fernandes Bruno e Jessica Marciely Laurentino Brasil Guimarães
Cartões amarelos: Cristiane e Duda Francelino