Lucas Romero, volante do Cruzeiro, está liberado para jogar a reta final do Campeonato Mineiro. O atleta foi liberado de uma extensão da punição, pelo Tribunal de Justiça Desportiva de Minas Gerais (TJD-MG), em função da expulsão na derrota por 2 a 0 diante do América, no dia 15 de fevereiro, pela quinta rodada do Estadual. O julgamento ocorreu na noite desta quinta-feira (15), de maneira virtual.
O atleta foi punido com um jogo de suspensão por causa do cartão vermelho, já cumprido. Além disso, recebeu uma advertência do TJD-MG. Por isso, o argentino está liberado para a partida contra o Tombense, neste sábado (16), às 16h30 (de Brasília), no Mineirão, pela semifinal do Campeonato Mineiro.
O processo foi relatado por Marcelo Peixoto. Lucas Romero esteve presente na sessão de julgamento virtual, junto do advogado designado pelo Cruzeiro, Michel Asseff. O volante do Cruzeiro foi questionado apenas pelo relator do processo. O argentino afirmou não ter tido a intenção de acertar a cotovelada no atacante do América.
“Na minha visão, o que aconteceu foi que uma bola no espaço, onde o atacante estava chegando e eu tentei tirar a vellocidade dele, fechar a passagem, final de jogo, estava cansado. Vi que estava perdendo a possibilidade de chegar na bola, na minha perspectiva o que quis fazer foi matar uma jogada, frear a passagem do atacante para ele não chegar na bola e talvez conseguir ganhar uma falta para mim”, disse durante a sessão.
O advogado Michel Asseff afirmou que Romero não cometeu três infrações no mesmo lance. Segundo Asseff, durante a denúncia a Procuradoria pode qualificar apenas um dos artigos.
“O que houve foi uma falta tática, sem qualquer ato hostil. A bola foi lançada, então foi na disputa da bola, ele se posiciona a frente e trava para impedir a passagem e há o choque entre os jogadores”, argumentou.
A expulsão
Lucas Romero levou cartão vermelho direto por dar uma cotovelada no atacante americano Rodrigo Varanda, aos 51 minutos do segundo tempo do clássico. O Cruzeiro foi derrotado por 2 a 0 para o América no último dia 15 de fevereiro, quinta-feira, no Mineirão, em Belo Horizonte, pela quinta rodada do Campeonato Mineiro.
O jogador foi denunciado nos artigos 250 e 254-A, por “praticar ato desleal ou hostil durante a partida” e “praticar agressão física durante a partida, prova ou equivalente”. A pena pode ser de uma a três partidas no primeiro caso ou quatro a 12 jogos no segundo – gancho que prevaleceria neste caso.
Participe dos canais da Itatiaia Esporte:
- Youtube
- Threads
- Canal Whatsapp
Leonardo Parrela é repórter multimídia na área de esportes na Itatiaia. É formado em Jornalismo pela PUC Minas. Antes da Itatiaia, colaborou com Globo Esporte, UOL Esporte e Hoje Em Dia, onde cobriu Copa do Mundo, Olimpíada e grandes eventos.